Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Nádia Aparecida de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Menin, Ana Maria da Costa S. | - |
Autor(es): dc.contributor | Nunes, Elisabeth de Fátima | - |
Autor(es): dc.creator | Araújo, Zilda Rossi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:50:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:50:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2005 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10373 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975770 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O texto analisa práticas avaliativas desenvolvidas no contexto de uma instituição que oferece ensino profissionalizante para os trabalhadores na área da saúde/enfermagem: Auxiliar de Enfermagem e Técnico em Enfermagem Os alunos são adultos trabalhadores, que almejam formação e (re)qualificação profissional A proposta pedagógica da instituição está voltada à formação e desenvolvimento de competências e habilidades e à avaliação como possibilidade para a orientação, melhoria e aperfeiçoamento deste processo A pesquisa qualitativa, na modalidade estudo de caso, combinou as seguintes técnicas para a coleta de dados: observação, entrevistas e análise de documentos A investigação revelou que há avanços no desenvolvimento de práticas avaliativas diferenciadas para o monitoramento do processo de ensino e aprendizagem Tais práticas são referidas neste trabalho como “emergentes” – compreendidas como aquelas que, implementadas por um instrumental adequado, permitem mapear e analisar a formação das competências pretendidas Realizações positivas e bem sucedidas mereceram destaque No entanto, ainda que desejáveis, as práticas avaliativas emergentes são ações tímidas e pontuais Foram apontados e analisados alguns fatores que colaboram para tolher o exercício avaliativo compatível com a proposta de formação de competências, evidenciando a complexidade para se instituir alterações neste processo Ao longo de toda a análise, intentou-se gerar um convite aos protagonistas do trabalho educativo, qual seja, lançar um olhar sensível e construtivo sobre a avaliação da aprendizagem | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The text analyzes evaluative practices developed in the context of an institution that offers professional teaching to workers in the health/nursing area: Auxiliary Nurse and Technician in Nursing The students are adult workers, who long for formation e professional (re)qualification The institution’s pedagogical propose is focused on formation, competency and abilities development and also on the evaluation as a possibility of orientation and improvement of this process The qualitative research, a case study, combined the following techniques for the data capture: observation, interviews and documents analysis The research revealed that there are advances on varied evaluative practices development to the teaching and learning process monitoring These practices are referred in this assignment as “emergent” – when implemented by a proper tool, allow to map and to analyze the intended abilities formation Positive and successful accomplishments deserved prominence Nevertheless, the emergent evaluative practices are still shy and prompt actions Some factors that contributed to hamper the evaluative exercise, compatible to the propose of competency formation, were pointed and analyzed, evidencing the complexity to make changes in this process Throughout all the analysis, it intended to generate an invitation to the educative work protagonists, to take a sensible and constructive look over the learning evaluation | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação da aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino profissionalizante | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação profissional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Enfermagem | - |
Título: dc.title | Avaliação da aprendizagem : mapeando práticas emergentes na formação profissional da área da saúde/enfermagem | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: