Entre rasgos, rastros e fissuras : por uma poética do feminino em Adriana Varejão

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Marta Dantas da-
Autor(es): dc.contributorRio Doce, Cláudia Camardella-
Autor(es): dc.contributorFranzim, Mariana Silva-
Autor(es): dc.creatorStrenske, Cleidi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:50:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:50:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-05-
Data de envio: dc.date.issued2022-03-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18405-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975769-
Descrição: dc.descriptionEsta dissertação trata da poética de Adriana Varejão e suas incursões na História do Brasil por meio de múltiplas fontes históricas, entre elas, a produção artística e literária referente ao período colonial, a saber, a literatura barroca de Manuel Botelho de Oliveira (1636 – 1711) e de Gregório de Matos (1636 - 1696), a pintura de Conde Clarac, (1819), de Nicolas-Antoine Taunay (1820) e de Frans Post (1637-1680), entre outras. Para isso, se fez necessário observar e isolar as unidades temáticas mínimas, no diálogo entre as duas modalidades artísticas, conforme Tomachevski (1976). Nossa hipótese consiste em observar a articulação de elementos femininos, feita por Varejão, e os desdobramentos do que se lê do passado, sob a perspectiva de construção de uma narrativa de contraconquista (LEZAMA LIMA, 1988). Por meio de fragmentos do passado, ora parodiados (HUTCHEON, 1991), ora submetidos ao procedimento estético da montagem (BÜGER, 1993), o corpus selecionado e investigado nesta dissertação cria novas narrativas acerca da nossa história e mostra seu avesso. A partir da constelação de fragmentos fontes históricas do passado que são aproximados, sobrepostos e recriados, a poética de Varejão faz ecoar a ideia de história não linear, constelar, sob o ponto de vista de Lezama Lima (1988) que, por sua vez, também é o procedimento metodológico desta dissertação. O cotejo interartes, então, permite provocar outras perspectivas, outras leituras, outros olhares para o nosso passado porque os recursos artísticos mobilizados pela artista plástica, tais como a montagem e a paródia, possibilitam a aproximação com a escrita literária e o que nela há dos discursos socioculturais do passado. Nesse sentido, ambas as manifestações artísticas, consideradas sob o ponto de vista dialógico (BAKHTIN, 2008), revelam um esclarecimento mútuo. Os novos/outros enredos que resultam desse processo suprimem leituras unilaterais que, antes, realçavam valores culturais, históricos e estéticos europeus, o que sugere o posicionamento decolonial do corpus eleito. Além disso, ao alçar o feminino a uma posição de protagonista frente a estes valores, a obra de Varejão compõe uma espécie de alegoria (BENJAMIN, 1987, 226) que representaria as violências e apagamentos típicos dos processos da colonização portuguesa que aparecem fragmentados em ambas as manifestações artísticas.-
Descrição: dc.descriptionThis dissertation deals with the poetics of Adriana Varejão and her incursions in the History of Brazil through multiple historical sources, among them, the artistic and literary production referring to the colonial period, namely, the baroque literature of Manuel Botelho de Oliveira (1636 – 1711 ) and Gregório de Matos (1636 - 1696), painting by Conde Clarac (1819), Nicolas-Antoine Taunay (1820) and Frans Post (1637-1680), among others. For this, it was necessary to observe and isolate the minimum thematic units, in the dialogue between the two artistic modalities, according to Tomachevski (1976). Our hypothesis consists of observing the articulation of female elements, made by Varejão, and the unfolding of what is read from the past, from the perspective of building a counter-conquest narrative (LEZAMA LIMA, 1988). Through fragments of the past, sometimes parodied (HUTCHEON, 1991), sometimes subjected to the aesthetic procedure of montage (BÜGER, 1993), the corpus selected and investigated in this dissertation creates new narratives about our history and shows its reverse side. From the constellation of historical source fragments from the past that are approximated, superimposed and recreated, Varejão's poetics echoes the idea of non-linear, constellar history, from the point of view of Lezama Lima (1988), which, in turn, is also the methodological procedure of this dissertation. The interart comparison, then, allows provoking other perspectives, other readings, other looks at our past because the artistic resources mobilized by the plastic artist, such as montage and parody, make it possible to approach literary writing and what is in it of the sociocultural discourses of the past. In this sense, both artistic manifestations, considered from the dialogical point of view (BAKHTIN, 200 8), reveal a mutual enlightenment. The new/other plots that result from this process suppress unilateral readings that previously highlighted European cultural, historical and aesthetic values, which suggests the decolonial positioning of the chosen corpus. Furthermore, by elevating the feminine to a protagonist position in the face of these values, Varejão's work composes a kind of allegory (BENJAMIN, 1987, 226) that would represent the violence and erasures typical of the processes of Portuguese colonization that appear fragmented in both artistic manifestations.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectAdriana Varejão-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas de contraconquista-
Palavras-chave: dc.subjectBarroco-
Palavras-chave: dc.subjectArtes plásticas-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectArtes plásticas - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura barroca-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na literatura-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectAdriana Varejão-
Palavras-chave: dc.subjectCounter-conquest narratives-
Palavras-chave: dc.subjectBaroque-
Palavras-chave: dc.subjectVisual arts-
Palavras-chave: dc.subjectBrazilian literature-
Palavras-chave: dc.subjectVisual arts - Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectBaroque literature-
Palavras-chave: dc.subjectWomen in literature-
Palavras-chave: dc.subjectNarratives-
Título: dc.titleEntre rasgos, rastros e fissuras : por uma poética do feminino em Adriana Varejão-
Título: dc.titleBetween tears, traces and fissures : for a poetics of the feminine in Adriana Varejão-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.