Números irracionais no ensino médio : desdobrando o tema com equações polinomiais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Túlio Oliveira de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSodré, Ulysses-
Autor(es): dc.contributorSilva, Karina Alessandra Pessôa da-
Autor(es): dc.creatorMosca, Marcos Antonio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:50:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:50:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14113-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975745-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho discutimos a problemática do ensino de números irracionais na Educação Básica Relatamos três modos para definir este conjunto numérico Apresentamos algumas demonstrações da irracionalidade da raiz quadrada de dois Mostramos alguns métodos para a resolução de equações e finalmente propomos a distinção entre números racionais e números irracionais por meio da análise das raízes de equações polinomiais-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In this work we discuss the problematic of teaching irrational numbers in elementary school We describe three ways to define this set of numbers We present some demonstrations about the irrationality of square root of two Show some methods for solving equations and finally we propose to distinguish between rational and irrational numbers by analyzing the roots of polynomial equations-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationMatemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectLivros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros irracionais-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectIrrational numbers-
Palavras-chave: dc.subjectEquations - Numerical solutions-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectTextbooks-
Título: dc.titleNúmeros irracionais no ensino médio : desdobrando o tema com equações polinomiais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.