Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alcará, Adriana Rosecler [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Coneglian, André Luís Onório | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortolin, Sueli | - |
Autor(es): dc.creator | Bochnia, Bruna Amanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:50:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:50:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12919 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975692 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa tem como objetivo investigar as habilidades dos estudantes de Artes Visuais Multimídia para a competência em informação e competência digital e a contribuição da metacognição para tais competências O referencial teórico apresenta conceitos e características da competência em informação, incluindo a competência digital e os modelos para o desenvolvimento de ambas Também aborda a metacognição relacionando-a com as habilidades informacionais e digitais e os processos de aprendizagem Este estudo caracteriza-se como pesquisa colaborativa, que visa, por meio de um processo de interação e participação, contribuir para a construção de conhecimentos, para compreender de forma mais aprofundada, a partir da interação entre pesquisador e pesquisados, como ocorre o processo de busca e uso da informação durante as práticas de pesquisa A amostra de pesquisa foram 63 alunos do último ano do Curso de Artes Visuais Multimídia de uma universidade particular de Londrina Os dados foram coletados em três fases: 1ª) Questionário para levantar as competências em informação e competência digital, 2ª) Acompanhamento das atividades e a realização de uma oficina e, 3ª) Reaplicação do questionário da 1ª fase com adaptação do enunciado das questões para os sujeitos participantes das fases anteriores Na realização da oficina a pesquisadora utilizou-se da técnica de observação e um diário de pesquisa para o levantamento de dados que foram organizados e analisados, com os dados coletados por meio do questionário Detectou-se que os alunos do curso de Artes Visuais apresentam habilidades satisfatórias no que diz respeito a competência digital, as habilidades destinadas a busca de informação apesar de serem identificadas na fase I e III do projeto percebeu-se que pouco são os alunos que apresentam as habilidades para a competência em informação Identificou-se as estratégias metacognitivas presentes nas fases I e III da pesquisa, porém, na fase III foram apontadas duas dificuldades recorrentes com ordem primária de frequência, sendo poucos os alunos que demonstram estratégias metacognitivas mais desenvolvidas, sendo necessário assim explorar novas ações para o promoção da competência em informação e aprimoramento das estratégias metacognitivas Os resultados encontrados podem contribuir para o planejamento de ações voltadas para a formação e desenvolvimento de habilidades informacionais e digitais | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The research aims to investigate the abilities of students of Visual Arts Media for expertise in information and digital competence and metacognition contribution to such skills The theoretical reference presents concepts and competence characteristics of information, including digital competence and models for the development of both It also addresses metacognition relating it to the informational and digital skills and learning processes This study is characterized as collaborative research, which aims, through a process of interaction and participation, contribute to the construction of knowledge, to understand in more depth, from the interaction between researcher and researched as a process the occurs search and use of information during research practices The sample of study were 63 senior students of Visual Arts Course Multimedia a private university of Londrina Data were collected in three phases: 1) Questionnaire to raise skills in information and digital competence, 2nd) Monitoring the activities and conducting a workshop and 3rd) of the 1st phase questionnaire reapplication to adapt the wording of the questions for the subjects participating in the previous stages In conducting the workshop the researcher was used the observation technique and a daily survey to survey data were organized and analyzed, with data collected through the questionnaire It was found that the Visual Arts course students have satisfactory skills with respect to digital competence, skills designed to search for information even though they were identified in phase I and III of the project was realized that some are students who have the skills for information literacy It was identified metacognitive present strategies in phases I and III of the survey, however, in phase III were highlighted two recurring difficulties with primary order of frequency, with few students who demonstrate metacognitive strategies more developed, requiring so explore new actions to promoting information literacy and improvement of metacognitive strategies These results can contribute to the planning of actions for the training and development of informational and digital skills | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência em informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Título: dc.title | Habilidades informacionais dos estudantes de artes visuais multimídia : uma abordagem da competência em informação e competência digital | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: