Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Regina Helena Machado Aquino [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Bonnici, Thomas | - |
Autor(es): dc.contributor | Bellei, Sérgio Luiz Prado | - |
Autor(es): dc.contributor | Duarte, Eduardo de Assis | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marta Dantas da | - |
Autor(es): dc.contributor | Joanilho, André Luiz [Coorientador] | - |
Autor(es): dc.creator | Barzotto, Leoné Astride | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:50:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:50:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8880 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975663 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: institucionalização acadêmica de tais estudos, com a criação do Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS), em 1964, na Universidade de Birmingham, muito se tem discutido e pesquisado sobre a questão da identidade dos povos que pertencem ao assim chamado ‘terceiro mundo’, principalmente daqueles que sofreram com a imposição da força hegemônica européia por meio do sistema imperial de dominação Tal aspecto, por vezes, é visivelmente revelado na escrita literária e, comumente, apresenta caráter crítico e questionador, pairando sobre uma temática potencialmente investigativa: a análise das interfaces culturais por meio do discurso literário pós-colonial Assim, estuda-se o poder subversivo de tal discurso através do corpus literário The Ventriloquist´s Tale, de Pauline Melville, pois o mesmo é capaz de evidenciar, de forma singular, a construção da identidade formadora dos sujeitos pós-coloniais através da percepção da instituição política do imperialismo sobre nações economicamente menos favorecidas, marcando nos rastros da história latino-americana o locus ao qual pertence um povo e sua cultura; detalhes estes geralmente perfilados nas entrelinhas de uma narrativa pós-colonial Este trabalho faz um estudo comparativo entre The Ventriloquist´s Tale, de Pauline Melville e Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, de Mário de Andrade O entrelaçamento das duas narrativas se realiza pelo fato de Macunaíma ser curiosamente o narrador do romance de Pauline Melville e também porque ambas as narrativas permitem um captar de traços paralelos de personagens, histórias, mitos e problemas comuns às realidades guianesa e brasileira Os dois romances apresentam não somente uma proximidade sociocultural em seus enredos, mas também possibilitam um estudo e uma definição daquilo que seria a concepção do sujeito latino-americano, fruto de uma cultura colonizada que se encontra multifacetada, multicultural e miscigenada | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: After the emergence of the Cultural Studies in England, in the 195’s, and with the academic institutionalization of these studies with the creation of the Centre for Contemporary Cultural Studies (CCCS) in 1964, at Birmingham University, the question of identity has been extremely discussed and researched worldwide, especially the identity of those people who belong to the so called ‘third world’ and, mainly, of those who suffered with the imposition of the European hegemonic power through the imperial system of domination Often, such aspect is visibly revealed in the literary writing and, commonly, it presents a questioning and critical character, being linked to a potentially investigative thematic: the analysis of cultural interfaces through the post-colonial discourse Then, the subversive power of such discourse is studied through the literary corpus The Ventriloquist´s Tale, by Pauline Melville, because it is able to reveal, in a particular way, the identity construction which forms the postcolonial subject within the perception of the imperial political institution over economically less favored nations, highlighting on the traces of Latin American history the locus to where people and their culture belong; details which are frequently inserted between the lines of a post-colonial narrative From time to time, this research makes a comparative study between The Ventriloquist´s Tale, by Pauline Melville and Macunaíma: o herói sem nenhum caráter, by Mário de Andrade The intertwining of the two narratives is due to the fact that Macunaíma is curiously the narrator of the novel written by Pauline Melville and also because in both stories are inserted parallel traces of characters, stories, myths and common problems to the Guianese and Brazilian realities Both novels present not only a sociocultural proximity in their plots, but also permit a study and a definition of what would be the Latin American subject’s conception, originated from a colonized culture that is nowadays multiformed, multicultural e miscegenated | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura comparada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasileira e inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura comparada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inglesa e brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comparative literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | English and brazilian | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comparative literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brazilian and english | - |
Título: dc.title | Interfaces culturais : The ventriloquist's tale & Macunaíma | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: