Alfabetização visual como estratégia de educação ambiental sobre resíduo sólido doméstico : os interpretantes de Peirce na compreensão das representações de estudantes do ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorBellini, Luzia Marta-
Autor(es): dc.contributorContani, Miguel Luiz-
Autor(es): dc.contributorBassani, Paulo-
Autor(es): dc.contributorSalvi, Rosana Figueiredo-
Autor(es): dc.creatorRosa-Silva, Patrícia de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:50:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:50:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14313-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975648-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta tese apresenta os resultados de um estudo em que se buscou encontrar o modo de generalização típico de estudantes do Ensino Médio quando se trata do tema resíduos sólidos domésticos A fundamentação teórico-metodológica é inspirada no conceito de interpretante da teoria semiótica de Charles S Peirce, em cuja base se encontra a noção de símbolo e legissigno Os guias de análise foram definidos com a inserção de raciocínio diagramático, processo que igualmente orientou a própria coleta de dados Produziu-se uma investigação em que o estudante se manifestava por meio da linguagem verbal e pictórica compondo uma expressão híbrida, ou seja, ao mesmo tempo em que passavam por uma experiência de aprendizagem como parte de um conteúdo de Educação Ambiental, conheciam e desenvolviam maneiras combinadas (não exclusivamente verbais) de expor as novas percepções que iam adquirindo Integrado à Educação Científica, esse fator operou no sentido de tornar possíveis as inferências da pesquisa, além de revelar as condições em que se estabelece a alfabetização visual-
Descrição: dc.descriptionTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This thesis shows the results of a research aimed at finding how senior high school students generalize when the issue of domestic solid waste is concerned Theoretical fundaments and methodology were drawn from the semiotic concept of interpretant by Charles S Peirce, which also holds relationship with the notions of symbol and legisign Guides for the analyses have been conceived by also including diagrammatic thinking which further helped the process of collecting data The investigation produced fostered students to express themselves through verbal and pictorial languages, thus composing a hybrid expression, which means that, by the time they went through a learning experience as part of a Environmental Education, they developed combined ways (beyond verbal) to further explain their revised perceptions By being integrated to science teaching, this factor was instrumental to the research inferences, as well as to unveil the conditions under which visual literacy is built-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDoutorado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectResíduos sólidos-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes-
Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização visual-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectSolid waste-
Palavras-chave: dc.subjectVisual literacy-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectStudent - Science-
Título: dc.titleAlfabetização visual como estratégia de educação ambiental sobre resíduo sólido doméstico : os interpretantes de Peirce na compreensão das representações de estudantes do ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.