Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pasquini, Regina Célia Guapo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Tania Marli Rocha | - |
Autor(es): dc.contributor | Teramon, Neuza | - |
Autor(es): dc.creator | Farias, Rosinéia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:50:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:50:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15876 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975628 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Considerando as grandes mudanças que a sociedade tem enfrentado ao longo dos séculos, de modo particular, as ocorridas no século XXI que se relacionam com as diferentes concepções de consumo, tomadas de decisões, entre outros aspectos como tecnológicos, informação, comunicação, este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de implementação da Educação Financeira no ensino da Matemática para os Anos Finais do Ensino Fundamental Esta proposta está alinhada às discussões atuais sobre a temática, e vem contribuir com o rol destes trabalhos, que em nossa concepção, reflete o ideário que construímos sobre a importância do tratamento da Educação Financeira O trabalho está organizado em três Tarefas, que são compostas de diversos problemas que exploram conceitos da Educação Financeira As Tarefas desenvolvem-se na perspectiva do espaço escolar, visando trabalhar a formação de cada sujeito, e do questionamento sobre o modo como Educação Financeira deve e pode ser trabalhada na Educação Básica alinhada às ideias presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o tratamento dos temas contemporâneos transversais – sendo a Educação Financeira um destes temas transversais | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Considering the great changes that society has faced over the centuries, in particular, those that have occurred in the 21st century that relate to the different concepts of consumption, decision making, among other aspects such as technological, information, communication, this work has as an objective to present a proposal for the implementation of Financial Education in the teaching of Mathematics for the Final Years of Elementary School This proposal is in line with the current discussions on the theme, and contributes to the list of these works, which, in our view, reflects the idea that we have built on the importance of the treatment of Financial Education The work is organized in three Tasks, which are composed of several problems that explore concepts of Financial Education The Tasks are developed from the perspective of the school space, aiming to work on the training of each subject, and the questioning about how Financial Education should and can be worked in Basic Education aligned with the ideas present in the Common National Curricular Base (BNCC) about treatment of contemporary transversal themes - Financial Education being one of these transversal themes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação financeira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Financial education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching | - |
Título: dc.title | Educação financeira no ensino de matemática para anos finais do ensino fundamental : algumas reflexões e uma proposta | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: