Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Esther Gomes de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Machado, Rosemeri Passos Baltazar | - |
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Hertz Wendell de | - |
Autor(es): dc.creator | Venturini, Bárbara Luise Hiltel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:50:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:50:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15984 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975614 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O jornal universitário consolidou-se dentro da esfera acadêmica como importante meio de comunicação entre os estudantes, veiculando textos, geralmente produzidos por eles Neste trabalho, analisaremos os gêneros discursivos constantes em dois jornais universitários: Écos Universitários (Centro Acadêmico da Faculdade de Filosofia Sede Sapientiae do Estado de São Paulo, atualmente, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), edições de 1949-1954; Poeira (Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Londrina-UEL), edições de 1974-1977 Delimitamos quatro edições de cada um, com o objetivo de enfatizar os efeitos de sentido produzidos pelo emprego de certos mecanismos argumentativos, os quais materializam o posicionamento ideológico configurado nas ideias veiculadas por esses enunciadores Estudaremos, também, nos referidos efeitos de sentido, a influência do momento histórico-social | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The university newsletter has been consolidated within the academic sphere as an important mean of communication among students, publishing texts, often produced by them In this paper, we will analyse constant discurse genres presented in two university newsletters Écos Universitários – Centro Acadêmico da Faculdade de Filosofia Sedes Sapientiae do Estado de São Paulo (Academic Center of Philosophy Faculty Sedes Sapientiae of São Paulo state), currently, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (Pontifical Catholic University of São Paulo), 1949-1974 issues; Poeira – Diretório Central dos Estudantes da Universidade Estadual de Londrina-UEL (Central Directory of Students of the State University of Londrina), 1974-1977 issues We delimited four issues of each newsletter, aiming to emphasize the effects of meaning produced by the use of certain argumentative mechanisms, which materialize the ideological position configured on the ideas conveyed by these enunciators We will also study, in the aformentioned effects of meaning, the influence of the historical-social moment | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros discursivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornais universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Jornalismo universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Journalism, College | - |
Título: dc.title | Os gêneros do jornal universitário : recursos argumentativos e idelógicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: