Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Sueli Édi Rufini [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Boruchovitch, Evely | - |
Autor(es): dc.contributor | Bzuneck, José Aloyseo | - |
Autor(es): dc.contributor | Guimarães, Sueli Édi Rufini [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Zanatto, Rinaldo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11096 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975584 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo teve como objetivos conhecer o perfil motivacional, as percepções do ambiente de sala de aula e o uso de estratégias auto-prejudicadoras de alunos iniciantes e concluintes do curso de Arquitetura e Urbanismo Além disso, buscou-se verificar as possíveis mudanças ocorridas nas orientações motivacionais destes durante o curso e, em caso afirmativo, os fatores aos quais podem estar relacionadas estas alterações Participaram do estudo 28 estudantes de Cursos de Arquitetura provenientes de três instituições de ensino superior do norte do Estado do Paraná Foram utilizadas para levantamento de informações escalas de avaliação (likert de 5 pontos) das metas de realização adotadas pelos estudantes, suas percepções do ambiente de sala de aula, o uso de estratégias autoprejudicadoras e a percepção do desempenho escolar As escalas contiveram itens elaborados com base nas teorias e outros já utilizados em pesquisas e disponíveis na literatura Análise fatorial exploratória, com extração dos componentes principais, foi realizada para análise dos instrumentos, bem como os índices de consistência interna dos itens das escalas, mediante o alfa de Cronbach Análises correlacionais e de regressão foram desenvolvidas para conhecer as relações entre as variáveis estudadas As implicações educacionais da promoção de ambientes favoráveis à adoção da meta domínio são o foco das análises e discussão dos resultados | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Comprehending the motivational profile, the classroom environment perception and the use of self handicapping in students when they are beginning and when they are finishing the Architecture and Urbanism course are the objectives of this study Furthermore, we had searched to verify those students’ possible changes in motivational orientation during the course and, in affirmative case, the factors that can be related to these alterations The study has considered 28 Architecture Students, from three superior educational institutions in the north of the Paraná Evaluation scales (5 points likert) had been used for the survey information of the accomplishment goals adopted by the students, their classroom environment perceptions, the use of self handicapping strategies and the performance perception The scales, counting on elaborated items based on the theories and others, already used in available research and in the literature Exploratory factorial analysis, extracting the main components was carried through for instruments analysis, as well as the internal consistency standards of the scales items by Cronbach’s alpha Correlational and regression analysis were developed to know the relations between the variables studied The analysis focus and results argue in the present work are the educational implications of the favorable environment promotion to the domain goal adoption | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | motivação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes sala de aula | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arquitetura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning - Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education - Motivation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classroom environment - Architecture - Education | - |
Título: dc.title | Perfil Motivacional de alunos de arquitetura : um estudo exploratório | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: