Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cervantes, Brígida Maria Nogueira [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Moraes, João Batista Ernesto de | - |
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Ana Cristina de | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Maria Rosemary | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15111 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975568 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O Mapa Conceitual tem se demonstrado como opção para diversas atribuições, a começar por meio de sua definição de organizar e representar o conhecimento O objetivo geral desse estudo é desenvolver um estudo téorico-metodológico para a aplicação dos Mapas Conceituais no processo de análise – síntese – representação para aprimorar a Organização e Representação do Conhecimento, pelo fato de ser um exercício intelectual Quanto aos procedimentos metodológicos, caracterizou-se como exploratório e descritivo com abordagem qualitativa, utilizando o método análise de conteúdo O universo da pesquisa constituiu-se em um estudo teórico-metodológico entre os anos de 23 a 213, em Periódicos Científicos Eletrônicos Nacionais, dos quais foram selecionados 18 periódicos e 11 produções científicas dos ENANCIBs Para a coleta de dados, utilizou-se da estratégia de busca por meio da palavra-chave mapa conceitual no singular e no plural, nos idiomas português, espanhol e inglês Identificaram-se várias atribuições de uso para os mapas conceituais Conclui-se que a etapa Análise de Assunto aproximou-se dos Mapas Conceituais por meio de suas definições, processos de construção e escopos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The Conceptual Map has been usefull for many situations, as we can see from its definition: to organize and represent knowledge The general objective of this dissertation is to develop a theoretic-methodological study for the conceptual map’s utilization in the process of the analysis/synthesis/representation of knowledge, so to improve the thematic use of information In this study we used exploratory and descritive methodological proceedings with qualitative approach, and used the method of content analysis We made a theoretic-methodological research in national eletronic stuff published between the years 23 and 213 As a result, we selected 18 magazines, and 11 cientific works from the ENANCIBs (Nacional Meetings of Information Science and Librarianship) For gathering information we used the key-words “conceptual map” (singular and plural forms) in tree languages: Portuguese, Spanish and English We found out many kinds of use to the conceptual maps Considering the subject analysis stage definitions, construction procedures and objectives, we conclude that conceptual maps are a very usefull strategy to organize and represent knowledge | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representação do conhecimento (Teoria da informação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estruturas conceituais (Teoria da informação) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Recuperação da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Representation of knowledge (Information theory) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conceptual structures (Information theory) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informatio | - |
Título: dc.title | Organização e representação do conhecimento por meio de mapas conceituais | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: