Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Meletti, Silvia Márcia Ferreira [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Branco, Sérgio Dias | - |
Autor(es): dc.contributor | Kassar, Mônica de Carvalho Magalhães | - |
Autor(es): dc.contributor | Orlando, Rosimeire Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Brener, Fernanda Machado | - |
Autor(es): dc.contributor | Wayne, Michael [Coorientador] | - |
Autor(es): dc.creator | Cabral, Vinícius Neves de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13412 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975567 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa apresentada tem como objetivo a análise das representações da deficiência nas indústrias cinematográficas dominante e independente Objetivou-se (1) delinear a estrutura narrativa do gênero drama de normalidade, com base no conceito cunhado por Darke (1998) e nas estratégias narrativas ideológicas elaboradas por Wayne (22), (2) examinar os impactos das relações de classe social na construção e desenvolvimento das personagens com deficiência e (3) estabelecer conexões entre a apreensão e representação da deficiência nos dramas de normalidade e a condição de classe social das personagens Justifica-se a relevância do estudo, fundamentado pelos pressupostos teórico-metodológicos do Materialismo Histórico-Cultural, por sua compreensão das relações dialéticas entre dominação material e dominação ideológica Em oposição às concepções patologizantes, o estudo concebe a deficiência como fenômeno social determinado por condições históricas, econômicas, sociais e culturais Os resultados das análises dos quatro estudos de caso da indústria cinematográfica dominante corroboram com as proposições de Darke (1998) Os exemplos discutidos elucidam a estrutura narrativa ideológica do drama de normalidade, que visa a reprodução da deficiência como desvio da norma social e como contrária aos pressupostos da Ideologia da Competência O drama de normalidade é construído a partir de técnicas cinematográficas melodramáticas que apelam à emoção e retratam a deficiência como uma tragédia que deve ser superada com esforço pessoal e dedicação Sem profundidade, as personagens com deficiência ficam à mercê das opiniões, desejos e caridades daqueles sem-deficiência à sua volta Como espaço de resistência, a indústria independente oferece, nos dois casos analisados, uma narrativa que retrata a deficiência como construção social e histórica As personagens com deficiência são retratadas com complexidade e construídas como humanos completos e não como mera expressão de sua deficiência | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The research presented aims to analyse representations of disability in the dominant and in the independent film industries The objectives were (1) to outline the narrative structure of the genre normality drama, based on the concept coined by Darke (1998) and on the ideological narrative strategies developed by Wayne (22), (2) to examine the impacts of social class relations on the construction and development of disabled characters and (3) to establish connections between the apprehension and representation of disability in normality dramas and the condition of class of the characters The relevance of the study is justified, based on the theoretical-methodological framework of Historical and Cultural Materialisms, by its understanding of the dialectical relations between material domination and ideological domination In opposition to the medical approach, this study conceives disability as a social phenomenon determined by historical, economic, social and cultural conditions The results of the analyses of the four case studies of the dominant film industry corroborate the propositions of Darke (1998) The examples discussed elucidate the ideological narrative structure of the normality drama, which aims to reproduce disability as a deviation from the social norm and a threat to the stablished assumptions of the Ideology of Competence The normality drama is built on melodramatic cinematographic techniques that appeal to emotion and portray disability as a tragedy that must be overcome with personal effort and dedication Without depth, disabled characters are at the mercy of the opinions, desires and charity of those without disabilities around them As a space of resistance, the independent industry offers, in the two cases analysed, a narrative that portrays disability as a social and historical construction Disabled characters are portrayed with complexity and constructed as complete humans and not as a mere expression of their impairment | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Efeito das inovações tecnológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cinema | - |
Palavras-chave: dc.subject | Deficiência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Classes sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Brazil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motion pictures | - |
Palavras-chave: dc.subject | Disability | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social classes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Normality drama | - |
Título: dc.title | Materialist readings of cinematic representations of disability | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: