Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | André, Richard Gonçalves [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Selvatici, Monica | - |
Autor(es): dc.contributor | Mori, Koichi | - |
Autor(es): dc.creator | Luiz, Leonardo Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12810 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975541 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O xintoísmo de Estado foi um elemento central da organização social japonesa a partir da Restauração Meiji até o final da Segunda Guerra Mundial Essa religião exerceu papel decisivo na vida dos japoneses, inclusive entre aqueles que, em 198, participaram do processo migratório para o Brasil A ampla atuação do Estado xintoísta forneceu as bases para a formação de um habitus que perpassou as práticas japonesas por um longo período Tal repertório assumiu características nacionalistas, sendo chamado de Yamato damashii (espírito de Yamato), um fundamento de identificação para os japoneses Tendo em vista esse processo de formação nacionalista, buscamos discutir de que forma o xintoísmo de Estado atuou nas escolas japonesas, sugerindo a hipótese de que o mesmo conjunto de ideias que legitimou o processo imperialista esteve presente, na forma de habitus, entre os imigrantes no Brasil Propomos como recorte de análise as práticas nacionalistas que foram reproduzidas no Brasil, tendo como fonte o Edito Imperial de Educação (Kyôiku Chokugo), que foi lido nas escolas japonesas pelo menos até a década de 198, enquanto no próprio Japão o edito foi abolido após a Segunda Guerra Mundial Da perspectiva teórica, abordamos o fenômeno com base no conceito de habitus proposto por Pierre Bourdieu, em que é possível entender a interiorização das práticas com base na construção nacionalista que foi propagada em diversos setores da sociedade japonesa Entretanto, também buscamos flexibilizar esse repertório teórico tendo em vista os conceitos de apropriação, prática e representação do historiador Roger Chartier Metodologicamente, intentamos perceber pela análise do discurso como o Kyôiku Chokugo foi um objeto que materializou o nacionalismo nas escolas e legitimou um discurso oficial da nação Como resultado, sugerimos que a maneira com que o nacionalismo foi construído no Japão a partir do século XX definiu as bases de atuação para o processo imperialista e imigratório, e que no Brasil o repertório nacionalista foi ressignificado e passou a definir a própria identidade dos descendentes de japoneses | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: State Shinto had been a central element of Japanese social organization from the Meiji Restoration to the ending of World War II It played a central role in Japanese people’s lives, including among those who, in 198, took part in the migratory process to Brazil The wide scope of the State Shinto provided the grounds for the formation of a habitus, which weighted on Japanese practices throughout a long period This repertoire assumed nationalistic characteristics had been called Yamato damashii (spirit of yamato), a foundation of identification for the Japanese Considering this process, we seek to discuss the way in which State Shinto acted on Japanese schools, providing the hypotheses that the same set of ideas which legitimized the imperialist process made itself present, in the way of habitus, among Japanese immigrants in Brazil We outline as the frame of analysis the nationalist practices reproduced in Brazil, using as source the Imperial Rescript on Education (Kyôiku Chokugo), which had been read in Japanese schools least ways up to the 198s, whereas in Japan it has been abolished right after World War II From the theoretical perspective, approach the phenomenon based on the concept of habitus proposed by Pierre Bourdieu, though which it is possible to understand the internalization of practices from the nationalist construction that was propagated in several sectors of Japanese society, however, we also seek to make this theoretical repertoire in view of the concepts of appropriation, practice and representation of the historian Roger Chartier Methodologically, we perceive by the analysis of the discourse as the Kyôiku Chokugo was an object that materialized the nationalism in the schools and legitimized an official discourse of the nation As a result, we suggest that the way in which nationalism was constructed in Japan from the twentieth century defined the basis of action for the imperialist and immigrant process, and in Brazil the nationalist repertoire was re-signified and began to define the identity of descendants of Japanese | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | História Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | História social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Xintoísmo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japoneses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japoneses | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social history | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shinto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japanese | - |
Palavras-chave: dc.subject | Migrations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Japanese - Brazil | - |
Título: dc.title | O espírito de Yamato : o xintoísmo de Estado e o Kyôiku Chokugo na formação do nacionalismo japonês e a imigração para o Brasil (1890-1980) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: