Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hirota, Ercília Hitomi | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Beatriz Fleury e | - |
Autor(es): dc.contributor | Veiga, Léia Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Azuma, Maurício | - |
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Sandra Maria Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Suguihiro, Vera Lúcia Tieko | - |
Autor(es): dc.creator | Aragão, Danilton Luis Lima Jesus de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-12-03 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18494 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975537 | - |
Descrição: dc.description | A segurança é um dos requisitos mais demandados pelos usuários de Empreendimentos Habitacionais de Interesse Social (EHIS). Devido à sua natureza multidisciplinar, sua gestão exige uma abordagem colaborativa. Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver diretrizes para a gestão colaborativa de requisitos, com ênfase na segurança, integrando esse conceito desde as fases iniciais de planejamento até a ocupação e uso dos empreendimentos. A estratégia adotada no processo de pesquisa foi Design Science Research (DSR), iniciando com uma revisão de literatura, com base em referências consagradas sobre segurança urbana e planejamento participativo, com objetivo de compreender segurança e gestão colaborativa, no contexto de EHIS. Esta etapa de problematização foi complementada com uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para identificar fatores relacionados ao espaço construído que afetam a percepção de segurança dos moradores. A lacuna identificada nesta etapa foi a falta de integração entre as medidas de segurança física e os componentes sociais e comunitários que sustentam um ambiente seguro, o que norteou a etapa de busca de solução do DSR. Foram definidos diretrizes e atributos para a formulação de métricas gráficas de avaliação espacial para examinar a influência do ambiente construído sobre a segurança percebida. A avaliação da solução proposta foi desenvolvida por meio de um estudo de caso no Residencial Vista Bela, em Londrina-PR. Os resultados indicaram que as diretrizes propostas oferecem um referencial para futuros projetos habitacionais, especialmente em contextos de vulnerabilidade social, e o potencial da gestão colaborativa dos requisitos de segurança, com participação ativa dos moradores e estratégias interdisciplinares para aumentar a percepção de segurança e a coesão social. | - |
Descrição: dc.description | Security is one of the most demanded requirements by users of Social Interest Housing Projects (EHIS). Due to its multidisciplinary nature, its management requires a collaborative approach. This research aimed to develop guidelines for the collaborative management of requirements, with an emphasis on security, integrating this concept from the initial planning stages to the occupation and use of the developments. The strategy adopted in the research process was Design Science Research (DSR), beginning with a literature review based on established references on urban safety and participatory planning, aimed at understanding safety and collaborative management in the context of EHIS. This problematization stage was complemented by a Systematic Literature Review (SLR) to identify factors related to the built environment that affect residents’ perception of safety. The gap identified in this stage was the lack of integration between physical security measures and the social and community components that support a safe environment, which guided the solution-seeking stage of the DSR. Guidelines and attributes were defined for the formulation of graphic metrics for spatial evaluation to examine the influence of the built environment on perceived safety. The instantiation was developed through a case study in the Vista Bela Residential Complex in Londrina-PR. The results indicated that the proposed guidelines provide a reference for future housing projects, especially in socially vulnerable contexts, and the potential of collaborative management of security requirements, with active resident participation and interdisciplinary strategies, to significantly improve the perception of security and social cohesion. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CTU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo | - |
Relação: dc.relation | Programa Associado de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Segurança em EHIS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gestão colaborativa de requisitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção de segurança | - |
Palavras-chave: dc.subject | Empreendimentos habitacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habitação - Arquitetura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habitação - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Moradias - Planejamento urbano | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Security in EHIS | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collaborative requirements management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Security perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social housing projects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Housing architecture | - |
Palavras-chave: dc.subject | Housing - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Housing - Urban planning | - |
Título: dc.title | A segurança requerida em empreendimentos habitacionais de interesse social: diretrizes para uma gestão mais colaborativa | - |
Título: dc.title | The security required in social housing projects: guidelines for more collaborative management | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: