Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alcará, Adriana Rosecler [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Neto, João Arlindo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Mata, Marta Leandro da | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Mylena de Souza | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9900 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975534 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Diante de um recente despertar da conscientização e de transformações socioculturais, o aprimoramento das habilidades informacionais passou a ser estimulado em diversos contextos Uma das áreas influenciadas por esse movimento foi a do design No exercício da profissão, os designers têm a responsabilidade de desenvolver projetos que partem da investigação de problemas complexos devido às muitas variáveis A efetividade das soluções propostas, dependem de conhecimentos e habilidades que favoreçam esse processo de lida informacional Assim como no design, a informação é um tema bastante debatido em diversas áreas, considerando a sua influência, importância e também seus desafios Estas questões estimularam o surgimento de pesquisas sobre a competência em informação, que está presente em quaisquer fazeres que dependam de algum processo de busca e utilização consciente da informação Ela pode ser interpretada por diferentes perspectivas e cada uma delas pode ser aprimorada para que as práticas sejam mais conscientes e efetivas e favoreçam um aprendizado autodirigido Nesse contexto, a pesquisa busca compreender quais são as contribuições da competência em informação para o desenvolvimento de projetos no design Para tanto, foram investigadas as relações da competência em informação com o planejamento e execução de projetos no design Quanto aos procedimentos a pesquisa tem abordagem qualitativa, de ordem exploratória e descritiva, se deu por meio do delineamento bibliográfico Os resultados passaram por uma análise, baseada nos conceitos da análise de conteúdo, na qual as categorias foram eleitas à posteriori, à medida que o referencial foi sendo construído Concluiu-se que a perspectiva dimensional da competência em informação de fato favorece em vários âmbitos na atuação dos designers, pois amplia as habilidades e competência nas esferas informacionais: técnica, estética, política e ética Isso também fortalece o processo de retroalimentação do conhecimento, o desenvolvimento da criticidade e a atuação do designer se torna mais responsável, com propósito e alinhada aos anseios da sociedade | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Faced with a recent awakening of awareness and sociocultural transformations, the improvement of information skills began to be encouraged in different contexts One of the areas influenced by this movement was design In the exercise of their profession, designers have the responsibility to develop projects that start from the investigation of complex problems due to the many variables The effectiveness of the proposed solutions depend on knowledge and skills that favor this process of informational reading Just like in design, information is a hotly debated topic in several areas, considering its influence, importance and also its challenges These questions stimulated the emergence of research on information literacy, which is present in any activities that depend on some process of conscious search and use of information It can be interpreted from different perspectives and each of them can be improved so that practices are more aware and effective and favor self-directed learning In this context, the research seeks to understand what are the contributions of information literacy to the development of design projects Therefore, the relationship between information literacy and the planning and execution of design projects were investigated As for the procedures, the research has a qualitative approach, of an exploratory and descriptive order, through the bibliographic design The results underwent an analysis, based on the concepts of content analysis, in which the categories were chosen a posteriori, as the reference was built It was concluded that the dimensional perspective of information literacy in fact favors the designers' performance in various scopes, as it expands their skills and competence in the informational spheres: technical, aesthetic, political and ethical This also strengthens the knowledge feedback process, the development of criticality and the designer's performance becomes more responsible, purposeful and aligned with society's concerns | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competência em informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projetos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design - Projects | - |
Título: dc.title | Relações da competência em informação com as etapas projetuais do design | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: