Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Alcará, Adriana Rosecler | - |
Autor(es): dc.contributor | Albuquerque, Ana Cristina de | - |
Autor(es): dc.contributor | Mata, Marta Leandro da | - |
Autor(es): dc.contributor | Santos Neto, João Arlindo dos | - |
Autor(es): dc.contributor | Farias, Gabriela Belmont de | - |
Autor(es): dc.creator | Miranda, Ana Maria Mendes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-17 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-03-27 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18131 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975523 | - |
Descrição: dc.description | Com o desenvolvimento do capitalismo, o patriarcado, assim como o racismo, se converte em aliados indispensáveis para a exploração e a manutenção do status quo. Nesse contexto, os aspectos informacionais se apresentam como um recurso e fator marcante nas lutas de movimentos políticos e sociais feministas na atualidade. É nesse escopo que o desenvolvimento de um conjunto de habilidades, somadas ao acesso à informação e conhecimentos, pode auxiliar na compreensão das diversas “amarras” do tecido social, denominado no campo da Ciência da Informação como competência em informação. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a competência em informação sob a perspectiva da Epistemologia Social e suas relações com as teorias feministas. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa teórico prática descritiva, com abordagem quantiqualitativa. Num primeiro momento, desenvolveu-se uma Revisão Integrativa da Literatura, com delineamento bibliográfico, seguida de uma análise das práticas de competência em informação por meio de pesquisa documental. Com os dados bibliográfico realizou-se uma análise bibliométrica, identificando autorias mais produtivas da temática, e textos e autorias mais referenciadas pelo corpus de análise. Posterior a isso, ambas as coletas foram analisadas com base na análise de conteúdo (Bardin, 1977). Foram localizadas 79 pesquisas de 1997 a junho de 2023 em português, inglês e espanhol que relacionam a competência em informação com o feminismo, revelando distintas bases teóricas e uma aproximação com o feminismo interseccional e pós-estruturalista. No que se refere às práticas, mapearam-se 347 ações promovidas por unidades de informação brasileiras relacionadas ao feminismo ou às mulheres, destacando-se rodas de conversa, palestras e clubes de leitura. As categorias temáticas nas quais elas foram organizadas incluem violência doméstica, direitos das mulheres, trabalho, maternidade, saúde, empoderamento, autoestima, arte, literatura, visibilidade e acesso à informação. Compreendendo as características teóricas e as ações práticas da competência em informação relacionadas às mulheres, surge a questão sobre como se dá uma competência sob a perspectiva da Epistemologia Social. Seu maior ponto de encontro está no conhecimento e sua noção coletiva, podendo contribuir para novos olhares da competência em informação sobre um aspecto central de seus estudos. É também nessa perspectiva de conhecimento coletivo que a competência em informação pode se encontrar com a teoria feminista marxista, promovendo a formação das consciências para a transformação da realidade. As unidades de informação, por meio da competência em informação e outras ações voltadas para o acesso à informação, desempenham papel preponderante ao permitirem o compartilhamento e a troca de informações, além de ajudarem na promoção do senso crítico e aplicação ética das informações. Conclui-se que a Epistemologia Social pode contribuir para pensar diversos aspectos da competência em informação, principalmente o conhecimento, e uma competência em informação preocupada com questões coletivas e sociais pode auxiliar na compreensão de meninas e mulheres sobre questões relevantes de sua realidade, contribuindo para o enfrentamento da desigualdade de gênero. | - |
Descrição: dc.description | With the development of capitalism, patriarchy, as well as racism, becomes indispensable allies for the exploitation and maintenance of the status quo. In this context, informational aspects present themselves as a resource and striking factor in the struggles of feminist political and social movements today. It is within this scope that the development of a set of skills, added to access to information and knowledge, can help in understanding the various “moorings” of the social fabric, known in the field of Information Science as information literacy. This research has the general objective of analyzing information literacy from the perspective of Social Epistemology and its relationships with feminist theories. As for the methodological procedures, it is a theoretical-practical descriptive research, with a quantitative-qualitative approach. Initially, an Integrative Literature Review was developed, with a bibliographic outline, followed by an analysis of information literacy practices through documentary research. With the bibliographic data, a bibliometric analysis was carried out, identifying the most productive authors on the topic, and texts and authors most referenced by the analysis corpus. After that, both collections were analyzed based on content analysis (Bardin, 1977). 79 studies were found in Portuguese, English and Spanish that relate information literacy to feminism, revealing different theoretical bases and an approach to intersectional and post-structuralist feminism. With regard to practices, 347 actions promoted by Brazilian information units related to feminism or women were mapped, highlighting conversation circles, lectures and reading clubs. The thematic categories in which they were organized include domestic violence, women's rights, work, motherhood, health, empowerment, self-esteem, art, literature, visibility and access to information. Understanding the theoretical characteristics and practical actions of information literacy related to women, the question arises about how competence is achieved from the perspective of Social Epistemology. Its greatest meeting point is knowledge and its collective notion, which can contribute to new perspectives on information literacy on a central aspect of their studies. It is also in this perspective of collective knowledge that information literacy can meet Marxist feminist theory, promoting the formation of consciences for the transformation of reality. Information units, through information literacy and other actions aimed at access to information, play a preponderant role in allowing the sharing and exchange of information, in addition to helping to promote critical thinking and ethical application of information. It is concluded that Social Epistemology can contribute to thinking about different aspects of information literacy, mainly knowledge, and information literacy concerned with collective and social issues can help girls and women understand relevant issues in their reality, contributing to tackling gender inequality. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Habilidades informacionais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acesso à informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feminismo marxista | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ações de formação da competência em informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Epistemologia social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdade de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Informational skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Access to information | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marxist feminism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information literacy training actions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social epistemology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gender inequality | - |
Título: dc.title | Feminismo e competência em informação : debates teórico-práticos a partir da epistemologia social | - |
Título: dc.title | Feminism and information literacy : theoretical-practical debates from social epistemology | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: