Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Edilaine Regina dos-
Autor(es): dc.contributorBuriasco, Regina Luzia Corio de-
Autor(es): dc.contributorDalto, Jader Otavio-
Autor(es): dc.creatorGardin, Francielle Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:49:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:49:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-05-
Data de envio: dc.date.issued2021-03-03-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17129-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975514-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar indícios de regulação da aprendizagem de futuros professores de Matemática, a partir de Escritas Reflexivas em um Caderno de Aula com Reflexões. Foram analisadas Escritas Reflexivas de três estudantes do 3º ano de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual de Londrina, as quais contemplavam um trabalho com as Operações Aritméticas desenvolvido em uma disciplina do âmbito da Educação Matemática, durante o primeiro bimestre letivo de 2019. Como procedimento de análise, foram realizadas leituras verticais, que diz respeito à leitura de todas as produções de um mesmo estudante, e leituras horizontais, que se trata da leitura de todas as produções referentes a um mesmo dia de aula. Por meio dessas leituras, foi possível observar a maneira como os estudantes desenvolveram as tarefas propostas, bem como identificar alguns aspectos que podem contribuir para o processo de formação docente, como: desabafo, expressão de sentimentos e teorias pessoais, diálogo, aprendizagem de conteúdo e aspectos da prática docente e regulação das aprendizagens.-
Descrição: dc.descriptionThis work aimed to identify and analyse evidence of regulation of the learning of preservice mathematics teachers, from reflective writings in a classroom notebook with reflections. The reflective writings of three 3rd-grade mathematics students from the State University of Londrina were analysed, including a work with arithmetic operations developed in a discipline within the scope of the mathematics education, during the first academic term of 2019. As an analytical procedure, vertical readings were performed, i.e., the reading of all the productions of one student, and horizontal readings, i.e., the reading of all productions in the same school day. Through these readings, we could observe the way the students developed the tasks proposed and identify some aspects that contribute to the teacher education process, such as outburst, expression of feelings and personal theories, dialogue, learning of content and aspects of the teaching practice and regulation of learning.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores de matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita reflexiva-
Palavras-chave: dc.subjectRegulação da aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics teacher education-
Palavras-chave: dc.subjectReflective writing-
Palavras-chave: dc.subjectRegulation of the learning-
Título: dc.titleEscrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática-
Título: dc.titleReflective writing and regulation of the learning : a study in mathematics teachers' initial formation-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.