
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Edilaine Regina dos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Buriasco, Regina Luzia Corio de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Dalto, Jader Otavio | - |
| Autor(es): dc.creator | Gardin, Francielle Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-05 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021-03-03 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17129 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975514 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho teve como objetivo identificar e analisar indícios de regulação da aprendizagem de futuros professores de Matemática, a partir de Escritas Reflexivas em um Caderno de Aula com Reflexões. Foram analisadas Escritas Reflexivas de três estudantes do 3º ano de Licenciatura em Matemática, da Universidade Estadual de Londrina, as quais contemplavam um trabalho com as Operações Aritméticas desenvolvido em uma disciplina do âmbito da Educação Matemática, durante o primeiro bimestre letivo de 2019. Como procedimento de análise, foram realizadas leituras verticais, que diz respeito à leitura de todas as produções de um mesmo estudante, e leituras horizontais, que se trata da leitura de todas as produções referentes a um mesmo dia de aula. Por meio dessas leituras, foi possível observar a maneira como os estudantes desenvolveram as tarefas propostas, bem como identificar alguns aspectos que podem contribuir para o processo de formação docente, como: desabafo, expressão de sentimentos e teorias pessoais, diálogo, aprendizagem de conteúdo e aspectos da prática docente e regulação das aprendizagens. | - |
| Descrição: dc.description | This work aimed to identify and analyse evidence of regulation of the learning of preservice mathematics teachers, from reflective writings in a classroom notebook with reflections. The reflective writings of three 3rd-grade mathematics students from the State University of Londrina were analysed, including a work with arithmetic operations developed in a discipline within the scope of the mathematics education, during the first academic term of 2019. As an analytical procedure, vertical readings were performed, i.e., the reading of all the productions of one student, and horizontal readings, i.e., the reading of all productions in the same school day. Through these readings, we could observe the way the students developed the tasks proposed and identify some aspects that contribute to the teacher education process, such as outburst, expression of feelings and personal theories, dialogue, learning of content and aspects of the teaching practice and regulation of learning. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores de matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escrita reflexiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Regulação da aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - Matemática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Mathematics teacher education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reflective writing | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Regulation of the learning | - |
| Título: dc.title | Escrita reflexiva e regulação da aprendizagem: um estudo na formação inicial de professores de matemática | - |
| Título: dc.title | Reflective writing and regulation of the learning : a study in mathematics teachers' initial formation | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: