Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Pascolati, Sonia Aparecida Vido [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Miani, Rozinaldo Antonio | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Maria Isabel | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Sueli Aparecida Ros Fajardo dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16849 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975513 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A leitura de imagens é pouco explorada nos livros didáticos e ler imagens exige domínio de habilidades específicas, como compreender a função de recursos gráficos, figuras, cores e o sentido que isso provoca durante a leitura Além disso, no caso da leitura de histórias em quadrinhos, é preciso compreender a integração entre as linguagens da literatura (narratividade), da fotografia e do cinema, por exemplo, em uma só arte A partir dessas constatações, a presente pesquisa-ação dedicou-se a inserir os quadrinhos no cotidiano escolar por meio da elaboração do material didático com atividades analíticas da obra em quadrinhos A ilha do tesouro, de Pat Boyette,1991 O objetivo é estimular a leitura de imagens e capacitar os alunos para a leitura de quadrinhos, levando-os ao reconhecimento de suas especificidades como balões, onomatopeias, recursos gráficos, figuras cinéticas, planos, ângulos e cores Para tanto, realizamos estudos teóricos sobre leitura de imagens e especificidades dos quadrinhos, fundamento a partir do qual construímos uma proposta didática aplicada a alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II, em escola pública do norte do Paraná, e destinada também ao professor, como subsídio | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Reading images is little explored in textbooks and reading images requires specific skills, such as understanding the function of graphic features, figures, colors and the sense that it causes during reading In addition, in the case of reading comics, one must understand the integration between the languages of literature (narrativity), photography and cinema, for example, in a single art From these findings, the present action research was dedicated to inserting the comics in the school daily by the elaboration of didactic material with analytical activities of the comic book The island of the treasure, of Pat Boyette,1991 The objective is to stimulate the reading of images and to enable students to read comics, leading them to recognize their specificities such as balloons, onomatopoeia, graphic resources, kinetic figures, planes, angles and colors In order to do this, we carried out theoretical studies on reading of images and comic specificities, the foundation from which we constructed a didactic proposal applied to students of the 7th year of Elementary School II, in a public school in the north of Paraná, and also destined to the teacher, as subsidy | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Histórias em quadrinhos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Imagens | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comic books, strips, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Picture interpretation | - |
Título: dc.title | Leitura de quadrinhos na escola : prática necessária | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: