A plataforma Kahoot! como instrumento de ensino: uma proposta baseada no modelo da equivalência

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorHaydu, Verônica Bender-
Autor(es): dc.contributorCarmo, João dos Santos-
Autor(es): dc.contributorSouza, Silvia Regina de-
Autor(es): dc.creatorCastilho, Éllen Patrícia Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:49:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:49:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-22-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-26-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17272-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975506-
Descrição: dc.descriptionEstratégias de ensino que envolvam tecnologias digitais e a gamificação podem facilitar o processo de aprendizagem podendo ser utilizadas como recursos de ensino. Esta dissertação apresenta dois estudos: um de revisão quase sistemática da literatura que embasou o planejamento do Estudo 2. O Estudo 1 visou a realizar uma revisão quase sistemática da literatura de estudos empíricos em que a Plataforma Kahoot! foi usada no ensino e na avaliação de repertórios acadêmicos. Os resultados indicaram que a bibliografia levantada expõe que o uso do Kahoot! proporciona melhora no desempenho dos participantes e foi identificado que os usos do Kahoot! foram majoritariamente como meio de avaliação ou revisão de conteúdos previamente ensinados. O Estudo 2 visou propor e avaliar um procedimento de ensino de multiplicação em contexto coletivo utilizando a Plataforma Kahoot!, baseado no modelo da equivalência de estímulos. Participou uma turma de estudantes de terceiro ano do ensino fundamental de uma escola particular da cidade de Londrina/PR. O ensino foi referente ao conceito de multiplicação entre dois números diferentes entre si, envolvendo a soma de agrupamentos de números iguais (adição) e a representação gráfica desses agrupamentos. Os participantes utilizaram dispositivos com conexão à internet para as atividades realizadas na Plataforma Kahoot!. Um caderno de respostas foi utilizado para a avaliação pré-intervenção, os testes de simetria, os testes de equivalência e a avaliação pós-intervenção. Verificou-se que houve a formação de classes de equivalência dos participantes que não haviam atingido o critério de acertos na avaliação pré-intervenção. Conclui-se que o presente estudo demonstrou ser viável uma tecnologia de ensino fundamentada no modelo da equivalência de estímulos, para ser usada em contexto coletivo de sala de aula, por meio de um recurso digital, a Plataforma Kahoot!-
Descrição: dc.descriptionTeaching strategies that involve digital technologies and learning can facilitate the learning process and can be used as teaching resources. This dissertation presents two: a systematic review of the literature that supported the planning of Study 2. Study 1 aims to carry out a systematic review of the literature of empirical studies in which the Kahoot! was used in teaching and evaluating analytics resources. The results indicate that a bibliography raised exposure that the use of Kahoot! does not present performance of the participants and it was identified that the uses of Kahoot! were mostly evaluating or reviewing news as intermediaries. Study 2 aims to propose and evaluate a procedure for teaching multiplication in a collective context using the Kahoot! Platform, based on the stimulus equivalence model. Participates in the class of third-year elementary school students at a private school in the city of Londrina/PR. Teaching was related to the concept of different multiplication between two groups that are based on a set of equal numbers (addition) and a representation. Participants use devices with an internet connection for activities carried out on the Kahoot! Platform. An answer book was used for the pre-intervention assessment, the symmetry tests, the equivalence tests and the post-intervention assessment. It was found that there was a formation of classes in which there were no criteria for the adequacy of the intervention criteria of the participants. It is concluded that the present study is a viable elementary education technology in the stimulus equivalence model to be used in a collective context of the classroom, through a digital resource the Kahoot!-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCB - Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Análise do Comportamento-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectKahoot-
Palavras-chave: dc.subjectMultiplicação-
Palavras-chave: dc.subjectEquivalência de estímulos-
Palavras-chave: dc.subjectGamificação-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Psicologia-
Palavras-chave: dc.subjectKahoot!-
Palavras-chave: dc.subjectMultiplication-
Palavras-chave: dc.subjectStimulus equivalence-
Palavras-chave: dc.subjectGamification-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Título: dc.titleA plataforma Kahoot! como instrumento de ensino: uma proposta baseada no modelo da equivalência-
Título: dc.titleA Kahoot! platform as a teaching tool : a proposal based on the equivalence model-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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