Dimensão educadora da cidade : poética e imaginação na experiência urbana

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMoura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorMarandola Junior, Eduardo José-
Autor(es): dc.contributorAntonello, Ideni Terezinha-
Autor(es): dc.creatorAraujo, Danieli Barbosa de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:49:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:49:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16527-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975498-
Descrição: dc.descriptionResumo: A cidade esboça em si sonhos, desejos e significações, apesar de ser vista, via de regra, como inanimada, reduzida a formas geométricas, com pouco significado aos que nela vivem O objetivo dessa pesquisa é compreender como a cidade se mostra aos seus citadinos em uma época de perda de conectividade com os espaços vividos Fundamentada pela Fenomenologia da Imaginação de Gaston Bachelard, a pesquisa revela a experiência urbana como formadora, e a cidade como um repertório poético e educador A metodologia de pesquisa, do tipo qualitativa, contou com trabalhos de campo pela cidade de Londrina -PR, e a elaboração de um diário, com os relatos das experiências e observações sobre a mesma Fez-se uso de fotografias e pinturas, denominados de documentos poéticos, a fim de retratar o imaginário urbano Como resultado, demostra-se como a cidade está para além de sua materialidade, exibindo em si a dimensão poética e educadora, capaz de criar laços de conectividade com os espaços vividos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The city itself, an intrinsic space to human life, sketches dreams, desires, and meanings, although it is generally seen as inanimate, reduced to geometric forms, with little meaning to those who benefit from it The aim of this research is to create a better understanding of how the city shows itself to its citizens in an era of connectivity loss with the lived spaces Based on Gaston Bachelard's Phenomenology of Imagination, research reveals the urban experience as a former, and the city as a poetic and educative repertoire Fieldwork in the city of Londrina-PARANÁ, the elaboration of a diary, with the reports of the experiences and observations about the city are part of the qualitative research methodology Photographs and paintings, granted by their authors, were used in order to portray the urban imaginary, giving rise to poetic documents As a result, it was demonstrated how the city goes beyond its materiality, staring to exhibit its the poetic and educative dimension, capable of creating ties of connectivity with the lived spaces-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationGeografia-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Geografia-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia-
Palavras-chave: dc.subjectCidades e vilas-
Palavras-chave: dc.subjectPoética-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectEfeito das inovações tecnológicas-
Palavras-chave: dc.subjectGeography-
Palavras-chave: dc.subjectCities and towns-
Palavras-chave: dc.subjectEducation - Brazil-
Palavras-chave: dc.subjectExperience-
Título: dc.titleDimensão educadora da cidade : poética e imaginação na experiência urbana-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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