
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moura, Jeani Delgado Paschoal [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Marandola Junior, Eduardo José | - |
| Autor(es): dc.contributor | Antonello, Ideni Terezinha | - |
| Autor(es): dc.creator | Araujo, Danieli Barbosa de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16527 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975498 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A cidade esboça em si sonhos, desejos e significações, apesar de ser vista, via de regra, como inanimada, reduzida a formas geométricas, com pouco significado aos que nela vivem O objetivo dessa pesquisa é compreender como a cidade se mostra aos seus citadinos em uma época de perda de conectividade com os espaços vividos Fundamentada pela Fenomenologia da Imaginação de Gaston Bachelard, a pesquisa revela a experiência urbana como formadora, e a cidade como um repertório poético e educador A metodologia de pesquisa, do tipo qualitativa, contou com trabalhos de campo pela cidade de Londrina -PR, e a elaboração de um diário, com os relatos das experiências e observações sobre a mesma Fez-se uso de fotografias e pinturas, denominados de documentos poéticos, a fim de retratar o imaginário urbano Como resultado, demostra-se como a cidade está para além de sua materialidade, exibindo em si a dimensão poética e educadora, capaz de criar laços de conectividade com os espaços vividos | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The city itself, an intrinsic space to human life, sketches dreams, desires, and meanings, although it is generally seen as inanimate, reduced to geometric forms, with little meaning to those who benefit from it The aim of this research is to create a better understanding of how the city shows itself to its citizens in an era of connectivity loss with the lived spaces Based on Gaston Bachelard's Phenomenology of Imagination, research reveals the urban experience as a former, and the city as a poetic and educative repertoire Fieldwork in the city of Londrina-PARANÁ, the elaboration of a diary, with the reports of the experiences and observations about the city are part of the qualitative research methodology Photographs and paintings, granted by their authors, were used in order to portray the urban imaginary, giving rise to poetic documents As a result, it was demonstrated how the city goes beyond its materiality, staring to exhibit its the poetic and educative dimension, capable of creating ties of connectivity with the lived spaces | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Geografia | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cidades e vilas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Poética | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Efeito das inovações tecnológicas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cities and towns | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Experience | - |
| Título: dc.title | Dimensão educadora da cidade : poética e imaginação na experiência urbana | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: