Crenças de autoeficácia de professores do ensino fundamental e sua relação com percepções de apoios na escola

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBzuneck, José Aloyseo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorPolydoro, Soely Aparecida Jorge-
Autor(es): dc.contributorSouza, Nádia Aparecida de-
Autor(es): dc.contributorGuimarães, Sueli Édi Rufini [Coorientadora]-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Izabel Cristina de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:49:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:49:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2009-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12157-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975497-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente estudo investigou as crenças de Autoeficácia de professores do ensino fundamental e sua relação com percepção de apoios na escola A amostra foi formada por dois grandes grupos de professores de duas regiões distintas do Paraná O instrumento consistiu de um questionário em escala Likert, destinados a avaliar autoeficácia para ensinar, para manejo de classe e para motivar, além da percepção de apoios no contexto da escola A análise fatorial exploratória, porém, concluiu pela resolução de apenas duas variáveis de autoeficácia, de ensino e manejo de classe Em todas as subescalas, os valores obtidos foram relativamente altos A percepção de apoios apareceu como significativamente relacionada com ambas as formas de autoeficácia e, pela análise de regressão, com poder de predição em nível significativo Pela análise de variância, aplicada à relação funcional das médias de autoeficácia e percepção de apoio com as variáveis demográficas idade e tempo de serviço, descobriu-se uma tendência dos professores com mais idade apresentarem escores mais altos nas três variáveis Os resultados foram discutidos à luz da literatura e da teoria da agência pessoal de Bandura e foram sugeridas novas pesquisas, especialmente em relação a instrumentos de medida de autoeficácia-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present study investigated Elementary School teachers' self-efficacy beliefs and their relationship with support perceptions at school Sample was formed by two large teachers groups from two different regions in Paraná state As instrument questionnaire in Likert scale was constructed, designated to assess self-efficacy to teach, to classroom management and to motivate, besides support perceptions in school context An exploratory factor analysis however concluded for only two variables resolution, namely, teaching and classroom management self-efficacy In all subscales mean scores were relatively high Support perceptions appeared as significantly related to both self-efficacy subscales and through regression analysis with a significant predictive power ANOVA applied to functional relationships among self-efficacy mean scores and support perceptions, on one side, and age and in service time demographic variables, on the other side, a higher scores tendency appeared among older teachers These results were discussed in the light of research literature and Bandura's personal agency theory and new researches were suggested, especially concerning self-efficacy measurement instruments-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEducação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectFormação-
Palavras-chave: dc.subjectPrática de ensino-
Palavras-chave: dc.subjectMotivação na educação-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Palavras-chave: dc.subjectPractice teaching - Motivation in education-
Título: dc.titleCrenças de autoeficácia de professores do ensino fundamental e sua relação com percepções de apoios na escola-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.