Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNatti, Paulo Laerte [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSoriano, Juan Amadeo Palomino-
Autor(es): dc.contributorRomeiro, Neyva Maria Lopes-
Autor(es): dc.creatorPaes, Liliam Aparecida Alves-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:49:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:49:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13972-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975484-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos no ensino médio A motivação para a sua elaboração surge a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar números complexos? E para que servem números complexos? Inicialmente, apresenta-se como os números complexos surgiram e como geralmente são abordados nos livros didáticos Em seguida, propõe-se uma sequência de atividades didáticas, fundamentada na metodologia da Modelagem Matemática e na História da Matemática, que tem como principal objetivo propiciar um ensino de qualidade dos números complexos aos alunos Por meio desta proposta didática, pretende-se que os alunos sejam responsáveis pela construção de seus conhecimentos, atribuindo significado aos números complexos Ao término da sequência de atividades didáticas, os alunos responderão um questionário que tem por objetivo avaliar a qualidade da intervenção pedagógica-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work presents a didactic proposal for the teaching and learning process of complex numbers in high school The motivation for its development arises from the following questions: Why study complex numbers? and What are complex numbers? Initially is presented as the complex numbers have emerged and how usually are discussed in textbooks Then it is proposed a didactic sequence, based on the methodology of mathematical modelling and in the history of mathematics, whose main objective is to provide a quality education of the complex numbers to the students Through this didactic proposal is intended that students be responsible for building their knowledge, assigning meaning to complex numbers At the end of the sequence of learning activities the students will answer a questionnaire that aims to evaluate the quality of the pedagogical intervention-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationMatemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectModelagem matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectNúmeros complexos-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical models-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectComplex number-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleNúmeros complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.