Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Natti, Paulo Laerte [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Soriano, Juan Amadeo Palomino | - |
Autor(es): dc.contributor | Romeiro, Neyva Maria Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Paes, Liliam Aparecida Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13972 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975484 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho apresenta uma proposta didática para o processo de ensino e aprendizagem dos números complexos no ensino médio A motivação para a sua elaboração surge a partir dos seguintes questionamentos: Por que estudar números complexos? E para que servem números complexos? Inicialmente, apresenta-se como os números complexos surgiram e como geralmente são abordados nos livros didáticos Em seguida, propõe-se uma sequência de atividades didáticas, fundamentada na metodologia da Modelagem Matemática e na História da Matemática, que tem como principal objetivo propiciar um ensino de qualidade dos números complexos aos alunos Por meio desta proposta didática, pretende-se que os alunos sejam responsáveis pela construção de seus conhecimentos, atribuindo significado aos números complexos Ao término da sequência de atividades didáticas, os alunos responderão um questionário que tem por objetivo avaliar a qualidade da intervenção pedagógica | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work presents a didactic proposal for the teaching and learning process of complex numbers in high school The motivation for its development arises from the following questions: Why study complex numbers? and What are complex numbers? Initially is presented as the complex numbers have emerged and how usually are discussed in textbooks Then it is proposed a didactic sequence, based on the methodology of mathematical modelling and in the history of mathematics, whose main objective is to provide a quality education of the complex numbers to the students Through this didactic proposal is intended that students be responsible for building their knowledge, assigning meaning to complex numbers At the end of the sequence of learning activities the students will answer a questionnaire that aims to evaluate the quality of the pedagogical intervention | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelagem matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Números complexos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematical models | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Complex number | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Números complexos : uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: