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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Pascolati, Sonia Aparecida Vido | - |
Autor(es): dc.contributor | Borges, Maria Isabel | - |
Autor(es): dc.contributor | Schröder, Luciane Thomé | - |
Autor(es): dc.creator | Novais, Francielle Bianquini de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-22 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18359 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975480 | - |
Descrição: dc.description | Partindo da constatação de que os papéis sociais de gênero tais como definidos pelo patriarcado têm impacto nas relações entre meninas e meninos em ambiente escolar e fora dele, esta pesquisa dedicou-se a refletir sobre as questões de gênero na sociedade contemporânea e inserir múltiplos gêneros textuais em sala de aula, na perspectiva multimodal e multissemiótica, impactando, sob a ótica dos multiletramentos, no processo de des(re)construção das relações de gênero a partir da elaboração e implementação de uma unidade didática em turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual no Espírito Santo. A proposta objetivou abordar e discutir papéis sociais de gênero na obra literária infantojuvenil Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado, em intersecção com outros gêneros textuais multimodais, além de refletir e conscientizar, por meio de multiletramentos, sobre as consequências do machismo, da desigualdade e da violência de gênero na emancipação social das meninas e dos meninos do 9º ano de forma a impactar nas relações sociais, propiciando uma visão crítica a respeito dos papéis sociais de homens e mulheres e contribuir para a igualdade de gênero no espaço escolar e em seu entorno social. A proposta pedagógica parte da obra literária Bisa Bia, Bisa Bel, em diálogo com diferentes gêneros textuais como objetos de ensino, a saber: cartuns de Cecile Bertrand, Plantu e Cristina Sampaio; tiras cômicas de Alexandre Beck e Charles Schulz e charge de Duke como gêneros quadrinísticos; memes do Facebook de JPcolmedia e Bode Gaiato como gêneros textuais típicos das redes sociais de amplo acesso, além das peças publicitárias disponíveis no Youtube: “Pilotar fogão?” da Chevrolet Brasil e “Boys don´t cry” da White Ribbon PSA. Como aporte teórico sobre multiletramentos, utilizamos as reflexões de The New London Group (1996), Rojo (2012; 2013; 2015), Kalantzis e Cope (2005); sobre os gêneros textuais dos quadrinhos, Ramos (2009); sobre representações de papéis sociais de gênero, Bourdieu (1999), Connell e Messerschmidt (2005), e Scott (1995); e documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017) e o Currículo do Espírito Santo (2018). A implementação da unidade didática ocorreu entre outubro e novembro de 2023 e possibilitou a ampliação de recursos multissemióticos em sala de aula, desenvolvendo a leitura e a interpretação dos estudantes, além de promover um espaço de diálogo e construção do pensamento crítico, por meio dos multiletramentos, acerca das desigualdades de gênero e da necessidade de uma sociedade mais equânime para mulheres e homens. | - |
Descrição: dc.description | Based on the observation that social gender roles as defined by patriarchy have an impact on relationships between girls and boys in and outside of school, this research was dedicated to reflecting on gender issues in contemporary society and inserting multiple textual genres in the classroom, from a multimodal and multisemiotic perspective, impacting, from the perspective of multiliteracies, in the process of de(re)construction of gender relations based on the elaboration and implementation of a didactic unit in a 9th year elementary school class in a state public school in Espírito Santo. The proposal aimed to address and discuss social gender roles in the children's literary work Bisa Bia, Bisa Bel, by Ana Maria Machado, in intersection with other multimodal textual genres, in addition to reflecting and raising awareness, through multiliteracies, about the consequences of machismo, inequality and gender violence in the social emancipation of 9th-grade girls and boys to impact social relations, providing a critical view regarding the social roles of men and women and contributing to gender equality in the school and their social environment. The pedagogical proposal is based on the literary work Bisa Bia, Bisa Bel, in dialogue with different textual genres as teaching objects, namely: cartoons by Cecile Bertrand, Plantu, and Cristina Sampaio; comic strips by Alexandre Beck and Charles Schulz and cartoons by Duke as comic genres; Facebook memes by JPcolmedia and Bode Gaiato as typical textual genres of widely accessible social networks, in addition to the advertising pieces available on YouTube: “Pilotar stove?” by Chevrolet Brasil and “Boys don't cry” by White Ribbon PSA. As a theoretical contribution to multiliteracies, we use the reflections of The New London Group (1996), Rojo (2012; 2013; 2015), Kalantzis and Cope (2005); on the textual genres of comics, Ramos (2009); on representations of social gender roles, Bourdieu (1999), Connell and Messerschmidt (2005), and Scott (1995); and official documents such as the National Common Curricular Base (BNCC, 2017) and the Espírito Santo Curriculum (2018). The implementation of the didactic unit took place between October and November 2023. It enabled the expansion of multisemiotic resources in the classroom, developing students' reading and interpretation, in addition to promoting a space for dialogue and construction of critical thinking, through multiliteracies, about gender inequalities and the need for a more equitable society for women and men. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiletramentos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Papéis sociais de gênero | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bisa Bia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bisa Bel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidade didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profletras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escola publica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros literários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Machismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiliteracies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social gender roles | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bisa Bia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bisa Bel | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didactic unit | - |
Palavras-chave: dc.subject | Profletras | - |
Palavras-chave: dc.subject | School environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Public schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Common National Curriculum Base | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literary genres | - |
Palavras-chave: dc.subject | Male chauvinism | - |
Título: dc.title | Papéis sociais de gênero e multiletramentos : pesquisa-ação na escola | - |
Título: dc.title | Social gender roles and multiliteracies : action research at school | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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