
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Esther Gomes de [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Contani, Miguel Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Roman, Elódia Constantino | - |
| Autor(es): dc.contributor | Gregório, Regina Maria | - |
| Autor(es): dc.contributor | Galembeck, Paulo de Tarso | - |
| Autor(es): dc.creator | Cordeiro, Isabel Cristina | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10455 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975463 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho, estudaremos os recursos persuasivos da Semântica Argumentativa e da Lingüística Textual, aliados às estratégias cognitivas da Teoria da Leitura, revelando a relação de complementaridade que se instaura nesses campos de estudo para a formação de leitores mais críticos O usuário da língua aprende a estabelecer estratégias e a argumentar, usando, eficientemente, os recursos oferecidos pela própria língua, ou seja, as concepções inseridas no modelo cognitivista, em que os leitores interagem com o texto, fazendo uso de operações mentais para construírem sentidos na leitura, aliadas à Semântica Argumentativa, que direciona o sentido do texto por meio de uma variedade de procedimentos argumentativos O corpus selecionado para análise é a Carta do Leitor, gênero textual altamente argumentativo e produto de uma interação social que reflete não só o pensamento de uma comunidade, seu contexto sócio-histórico e ideológico, como também o olhar avaliativo de quem participa dessa atividade interacional Nossa proposta relaciona alguns recursos como os operadores argumentativos, os advérbios modalizadores, os marcadores de pressuposição, a adjetivação e a intertextualidade aos aspectos cognitivos de leitura como o conhecimento prévio ? imprescindível à compreensão da intertextualidade ? os esquemas, as inferências, pertencentes aos implícitos da linguagem, entre outras estratégias de processamento cognitivo-textual que representam o conhecimento que os leitores possuem sobre compreensão de discursos O objetivo maior é direcionar o leitor a identificar, de maneira mais dinâmica e produtiva, os aspectos discursivos que permeiam a leitura para, desde o primeiro contato com o texto, ser capaz de estabelecer suas metas e intencionalidades, tendo como fundamento a parceria entre argumentação e leitura Assim, esperamos levar o leitor a uma reflexão mais crítica daquilo que lê, contemplando uma teoria sociointeracionista com ênfase nas habilidades cognitivas de cada indivíduo | - |
| Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this work is to study the persuasive resources present in Argumentative Semantics and Textual Linguistics together with cognitive strategies of the Theory of Reading which reveals the complementary relationship that is present in these field of study in the formation of critical readers The language user learns to establish strategies to argue efficiently using the resources offered by the language itself, that is, the concept within the cognitive model in which the reader integrates with the text using mental operations to construct meanings in reading, joined with the Argumentative Semantics which direct the meaning of the text through a variety of argumentative procedures The subject selected is the analysis of the reader?s letter, a highly argumentative textual genre and the product of a social interaction that reflects not only the community?s thoughts, their social-historic and ideological context, but also a critical eye of those who participate in this interactive activity Our purpose links some resources such as argumentative operators, modal adverbs, presupposition?s markers, adjective, intertextuality, reading cognitive aspects of previous necessary knowledge to intertextuality comprehension schemes, inferences pertaining to the language, among other strategies of cognitive textual processing that represent the knowledge that readers have about the comprehension of discourses The major objective is to lead the reader to identify in the most dynamic and productive way, the discursive aspects that permeate the reading from the first contact with the text, to be able to establish goals and intentions, have a partnership between argumentation and reading as a foundation In this manner, we hope to lead the reader to a more critical reflection of the material he reads contemplating a social interactionist theory with and emphasis on the cognitive abilities of each individual | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Doutorado | - |
| Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gêneros textuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Carta do leitor | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise do discurso | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
| Título: dc.title | Argumentação e leitura : uma relação de complementaridade | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: