Atividades criativas para o ensino de probabilidade e geometria : o paradoxo de Monty Hall, o problema do macarrão e suas aplicações

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Lúcia da [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorNatti, Paulo Laerte-
Autor(es): dc.contributorPasquini, Regina Célia Guapo-
Autor(es): dc.contributorPerdoná, Gleici da Silva Castro-
Autor(es): dc.creatorYamamoto, Tiago Aparecido Shigueo Umeki-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:49:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:49:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9082-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975433-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho oportunizamos ao professor duas propostas didáticas sobre probabilidade e uma aplicação do Paradoxo de Monty Hall A primeira proposta é Tiro ao alvo triangular e probabilidade geométrica, que foi elaborada durante as orientações deste trabalho A segunda proposta é Abordagem lúdica do problema do macarrão – Desigualdade Triangular , que foi aplicada via oficinas em eventos relativos ao PROFMAT e OBMEP, e no II Encontro Paranaense do PROFMAT na UTFPR-Curitiba/PR Em ambas propóstas, utilizamos como base o Problema do Macarrão, que faz uma ponte entre Probabilidade e Geometria Estudamos o Paradoxo de Monty Hall e o demonstramos via Teorema de Bayes, em seguida o aplicamos na resolução de questões do vestibular da UEL-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In this paper we provide the teacher two didactic proposals: on probability and an application of Monty Hall's Paradox The first proposal is Shooting the Triangular Target and Geometric Probability, which was developed during the paper´s orientations The second proposal is a playful approach to the Noodles problem - Triangular Inequality, which was applied via workshops at events related to PROFMAT and OBMEP, and at the II Paraná Meeting of PROFMAT at UTFPR-Curitiba / PR In both proposals, we applied the Noodles Problem as a basis, which links Probability and Geometry We studied the Monty Hall Paradox and presented it via Bayes' Theorem, then applied it to the resolution of UEL entrance exam questions-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationMatemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectProbabilidades-
Palavras-chave: dc.subjectProbabilidades geométricas-
Palavras-chave: dc.subjectProblema de Monty Hall-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Bayesiana de decisão estatística-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectProbabilities-
Palavras-chave: dc.subjectGeometric probabilities-
Palavras-chave: dc.subjectMonty Hall problem-
Palavras-chave: dc.subjectBayesian statistical decision theory-
Título: dc.titleAtividades criativas para o ensino de probabilidade e geometria : o paradoxo de Monty Hall, o problema do macarrão e suas aplicações-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.