Quem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMafra, Núbio Delanne Ferraz [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSilva, Miguel Rettenmaier da-
Autor(es): dc.contributorAlmeida, Ana Lúcia de Campos-
Autor(es): dc.creatorChanan, Aline de Abreu Curunzi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:49:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:49:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8508-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975417-
Descrição: dc.descriptionResumo: Por muito tempo e ainda em alguns estabelecimentos de ensino, a Língua Portuguesa tem seus conteúdos apresentados em três partes: análise linguística, literatura e produção textual Esta estruturação tem seus pressupostos pautados nas Leis de Diretrizes e Bases da Educação Com o objetivo de desenvolver um projeto de leitura e escrita de textos literários, verificando sua viabilidade e almejando desenvolver a produção multimodal e os multiletramentos em meio digital, vinculados à formação de leitores, propusemos um projeto a duas turmas de terceiro ano de ensino médio de um colégio público na cidade de Londrina Neste projeto, trabalhamos com o gênero conto e microconto em uma perspectiva de exploração de análise linguística, da literatura e da produção textual, a fim de investigar a eficácia da unificação destes conteúdos Importante também é ressaltar que a formação de leitores conscientes e ativos na sociedade é o que se busca com o letramento literário e o ensino de literatura Através dela formamos escritores, discursadores capazes de construir melhor o ambiente em que vivem Ainda, propusemos uma produção escrita multimodal, a qual utiliza como suporte a rede social Glogster para verificarmos a interferência das tecnologias no processo de aprender e ensinar Desenvolvendo uma pesquisa interventiva, de caráter interpretativo e qualitativo, começamos pela verificação da perspectiva de letramento literário presente nos documentos oficiais: PCNEM, PCN+, OCEM E DCE/PR Para análise de dados pautamo-nos em Sercundes (1997), Geraldi (1995), Saraiva e Mügge (26), Silva (212), Soares (29), Kleiman (24), Cosson (26; 29), Ranauro (sd) e Rojo; Moura (212) sobre planejamento, práticas de letramento, letramento literário e os multiletramentos Após a análise do processo de ensino e aprendizagem proposta neste trabalho e também do produto, ou seja, os textos dos alunos, entendemos que é possível e viável fazer da aula de Português um evento de letramento que abarca análise linguística, Literatura e produção textual e que a teoria dos multiletramentos também é aplicável nas escolas públicas, mesmo que com pouco respaldo tecnológico-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In some schools during a long time and even now, the Portuguese language has its contents presented in three parts: linguistic analysis, literature and text production This structure has its assumptions guided the Laws of Education Guidelines and Bases In order to develop a reading project and writing literary texts , checking their viability and aiming to develop multimodal production and multiliteracies in digital media , linked to the formation of readers , we proposed a project to two high school third year of classes a public school in the city of Londrina In this project , we worked with the genre tale and micro tale in an exploration perspective of linguistic analysis , literature and text production in order to investigate the efficacy of the unification of this content It is also important to point out that the formation of readers aware and active in society is what is being sought with the literary literacy and literature teaching Through this form writers , speakers at better able to build the environment in which they live : Still , we proposed a multimodal written production, which uses the medium social network Glogster to verify the interference of technology in the process of learning and teaching Developing an interventional research, interpretive and qualitative character, we begin by checking the perspective of literary literacy in official documents: PCNEM, PCN +, OCEM and DCE / PR Sercundes (1997), Geraldi (1995), Scott and Mügge (26), Silva (212), Smith (29), Kleiman (24), Cosson (26;29) , Ranauro (sd) and Rojo; Moura (212) were the basis for process analysis on planning concepts, literacy practices, literary literacy and multiliteracies After analyzing the teaching and learning process proposed in this paper and also the product, the texts of the students, we believe it is possible and feasible to do the Portuguese class a literacy event that includes linguistic analysis, Literature and text production and multiliteracies theory is also applicable in public schools, even with little technological support-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEstudos da Linguagem-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento literário-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento digital-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language-
Título: dc.titleQuem conta um conto, aprende um ponto : pôsteres digitais e letramentos múltiplos-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.