Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Moisés Alves de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Ripoll, Daniela | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Marcos Rodrigues da | - |
Autor(es): dc.creator | Pricinotto, Gustavo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:26Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:26Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13811 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975411 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho, fundamentado nos Estudos de Laboratório de Bruno Latour, buscamos compreender o processo de arregimentação no par estudantes-professores para fortalecerem as estratégias de (re)formulação e produção da comunidade química no curso superior de Química da Universidade Estadual de Londrina Buscamos na metodologia aberta da etnografia pós-moderna acompanhar por um ano os atuantes em seu cotidiano e evocar acontecimentos que nos trouxessem informações acerca das estratégias discursivas imbricadas na profissionalização do químico As observações feitas durante as aulas nos mostraram um pouco das estratégias dos atuantes para que os discentes fossem conduzidos e transladados para o fortalecimento dos enunciados Processo de arregimentação desses estudantes em nome de uma natureza da ciência Esses episódios evidenciaram um atravessamento de interesses que contraria a ideia de passividade por parte do aprendiz Associamos esta contradição aos episódios observados que sempre estavam atravessados por controvérsias que buscam ser estabilizadas nas relações entre os diversos atuantes Acredito que seja exatamente nestas relações de fortalecimento dos enunciados que os estudantes passam a ser atuantes neste processo de caracterização de normas e sistematização dos profissionais em química | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this study, based on laboratory studies of Bruno Latour, we understand the process of regimentation in student-teacher pair to strengthen the strategies of (re) formulation and production of the chemistry community college of Chemistry, State University of Londrina We search the open methodology of postmodern ethnography track for a year working in the everyday life and evoke events that bring us information about the discursive strategies entwined in the professionalization of the chemistry The observations made during class showed us a little of the active strategies that learners were conducted and translated to the strengthening of the statements Regimentation process on behalf of the students of a nature of science These episodes showed a crossing of interest which contradicts the idea of passivity on the part of the learner We associate this contradiction to the observed episodes that were crossed by controversies ever seeking to be stabilized in the relations between the various active I believe it is exactly these relationships to strengthen the statements that students become active in the process of characterizing rules and systematization of professionals in chemistry | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino (Superior) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Químicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemists | - |
Palavras-chave: dc.subject | Science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching (Higher) | - |
Título: dc.title | A arregimentação de aliados e a produção de químicos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: