Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Éder Cristiano de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Cerri, Luís Fernando | - |
Autor(es): dc.contributor | Cainelli, Marlene Rosa | - |
Autor(es): dc.creator | Monteiro, Alessandro Henrique | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9763 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975404 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Avaliações são parte importante da aprendizagem, elas possuem a função de quantificar e qualificar o desempenho do aluno com relação ao que ele aprendeu A importância do ato de avaliar faz com que as análises de provas sejam necessárias para a compreensão do processo de ensino Para esse trabalho escolhemos um tipo muito específico de teste: avaliações em larga escala com questões de múltipla escolha Dentro disso escolhemos também dois tipos de provas diferentes, o Exame Nacional do Ensino Médio, e vestibulares de quatro universidades: Universidade Estadual de Londrina, Universidade Estadual de Maringá, Universidade Estadual de Ponta Grossa e Universidade Federal do Paraná Estabelecemos também um recorte temporal, buscando criar uma série para análise Estipulamos cinco anos, estimando-se que com isso fosse possível criar um banco de questões para análise Quanto ao recorte temporal partimos do ano em que análise começou, seguido dos quatro anos anteriores, temos o recorte 214-218 Com relação à fonte, retiramos questões de História das provas desse recorte temporal Para entender as provas em seu contexto, suas possibilidades e limitações, buscando entender todas essas relações Também buscamos refletir sobre objetivos do ensino da História Para isso realizamos uma discussão de autores que pudessem contribuir com a reflexão proposta sobre objetivos, como Peter Lee (26), Bodo von Borries (216) Isabel Barca (212), Maria Auxiliadora Schmid (29) e também Jörn Rüsen (212) Desenvolvemos esse debate sem a tentativa de se prender a um campo teórico, tentamos apenas entender argumentos que ajudem a compreender as fontes Foi possível então sintetizar uma lista de objetivos para serem procurados nas questões Os resultados parciais mostram uma maioria de questões que exigem memorização de conteúdo histórico, de maneira simples, diferente da complexidade de raciocínio dos objetivos listados, como desenvolver competências em fazer perguntas e discutir metodologias de reconstituição histórica Mas também foram encontradas questões que possam contribuir o desenvolvimento das Competências do Pensamento Histórico | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Assessments are an important part of learning, they have the function of quantifying and qualifying the student's performance in relation to what he has learned The importance of the act of evaluating makes the analysis of evaluations necessary for the understanding of the teaching process For this work we chose a very specific type of assessment: large-scale assessments with multiple choice questions Within that we also chose two different types of assessments, the National High School Exam, and entrance exams from four universities of Paraná State We also established a time frame, seeking to create a series for analysis We stipulated five years, estimating that it would be possible to create a question bank for analysis As for the time frame, we start from the year in which analysis began, followed by the previous four years, with that we have the 214-218 section With regard to the source, we removed history questions from the evidence of this time frame To understand these tests in their context, their possibilities and limitations, seeking to understand all these relationships We also seek to reflect on the objectives of teaching history For this, we held a discussion of authors who could contribute to the proposed reflection on objectives, such as Peter Lee (26), Bodo von Borries (216) Isabel Barca (212), Maria Auxiliadora Schmid (29) and also Jörn Rüsen (212) We developed this debate without trying to stick to a theoretical field, we just tried to understand arguments that help to understand the sources It was then possible to synthesize a list of objectives to be sought in the questions The partial results show a majority of questions that require memorization of historical content, in a simple way, different from the reasoning complexity of the listed objectives, such as developing skills in asking questions and discussing methodologies of historical reconstruction But issues were also found that could contribute to the development of the Competencies of Historical Thought | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | História Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação histórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Vestibular | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universities and colleges | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Entrance examinations | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Objetivos do ensino e avaliação da aprendizagem histórica : uma análise a partir de questões de vestibulares e do ENEM (2014-2018) | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: