Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Limoli, Loredana [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Médola, Ana Sílvia Lopes Davi | - |
Autor(es): dc.contributor | Perfeito, Alba Maria | - |
Autor(es): dc.creator | Mendonça, Ana Paula Ferreira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10635 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975399 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho, aborda-se o ensino/aprendizagem da leitura em sala de aula, entre os alunos do ensino médio, e busca-se uma maneira de contribuir com a prática pedagógica, utilizando um recurso muito presente na vida dos adolescentes: a telenovela A partir da constatação de que há um descontentamento geral no que diz respeito à leitura, tal como ela tem sido desenvolvida na escola, e que os resultados de avaliações oficiais como PISA e SAEB colocam o país entre os piores do mundo quanto ao desempenho dos alunos nas atividades de compreensão escrita, justifica-se uma proposta que contribua para o incentivo à leitura, num plano mais amplo, e aumente as possibilidades de se construir e extrair sentidos dos textos no trabalho desenvolvido em sala de aula Embora a escola já tenha incorporado, há muito tempo, a leitura de textos não-verbais, inclusive no próprio livro didático de Língua Portuguesa, sabemos que há muitos equívocos na maneira de trabalhar com o texto visual e áudio-visual Pensando em motivar os alunos, a partir de práticas diversificadas, e cedendo espaço ao processo comunicativo televisivo, cada vez mais intenso e presente na vida dos brasileiros, elegemos a telenovela como objeto de estudo, a fim de que esta pudesse se tornar um material viável para futuras ações pedagógicas ligadas ao ensino de língua materna Num tempo em que se intensifica a necessidade de se ensinar a leitura de imagens na sala de aula, pensamos ter chegado a hora de conferir à telenovela um papel de destaque na educação, considerando-se a importância do texto sincrético na atualidade social e educacional do país Acreditando que cabe a nós, estudiosos envolvidos com o ensino, rotineiramente, criar novas formas de pensar e de ler o mundo, propõe-se a análise de uma telenovela de grande audiência, com o objetivo de estabelecer o rol de procedimentos narrativos e enunciativos utilizados na produção de sentidos e na persuasão do telespectador Com isso, busca-se promover o desenvolvimento de habilidades de leitura pela exploração das estruturas narrativas e discursivas presentes em telenovelas Para a análise dos capítulos selecionados, utilizou-se como instrumental teórico a semiótica de linha greimasiana | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work approaches the reading teaching and learning in the classroom, among students from a high school, and it aims at contribute with the pedagogical practice, using one of the means known by the adolescents: the soap opera Taking in consideration that there are a disagreeing related to reading, such as the way it has been developed in the school, and the results shown in evaluations such as PISA and SAEB put the country among the worst in the world in relation to the performance of the students in writing comprehension, it justifies a proposal that contributes to reading, in a broader plan, and also rise the possibilities of building and extracting senses from the texts in activities done in the classroom Although the schools have already incorporated, a long time ago, the reading of non-verbal texts, even in the Portuguese Language books, we know that are many mistakes in the way of working with visual and audio-visual texts Thinking about motivating the students, trough different practices, and giving space to the television communicative process, more and more intense and present in Brazilian lives, we got the soap opera as an object of study, in order to become the soap opera a viable material to future pedagogical actions related to mother language teaching Today the necessity of teaching image reading is becoming bigger and bigger, we think is time to give to the soap operas an important role in education, considering the importance of the syncretic text within the social reality of the country Believing it is our role, people engages to teaching, to create new ways of thinking and reading the world, we propose the analysis of an important soap opera, with the objective of setting up the enunciative and narrative procedures used to produce the sense and the persuasion of the telespectator Using that, it aims at developing the reading abilities to explore the discursive and narrative structures in soap operas To analyze the selected chapters it was used as an instrument the Greimas’s semiotic theory | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua materna | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Native language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiotics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Television - Semiotics | - |
Título: dc.title | Telenovela e leitura : a mediação semiótica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: