Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Contani, Miguel Luiz [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Klein, Alberto Carlos Augusto | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Jose Amalio de Branco | - |
Autor(es): dc.creator | Fiore, Adriano Alves | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11519 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975375 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A linguagem do Rock é essencialmente paródica, alegórica, carnavalesca e imagética Uma tipologia de conteúdo de imagens é obtida por meio do conceito de carnavalização enunciado por Mikhail Bakhtin e, com ela, este trabalho analisa o emprego e a significação de figuras do campo do grotesco, das deformidades físicas e das monstruosidades na linguagem visual do universo do Hard Rock e Heavy Metal São também avaliadas a presença e a função da figura da caveira e do diabo acompanhadas da representação respectivamente da morte e do inferno como fatores ilustrativos O corpo teórico é ampliado com as contribuições de Vilém Flusser e de Junito de Souza Brandão O estigma rebelde do Hard Rock e do Heavy Metal multiplica-se e revigora sua influência com a popularização crescente desses gêneros musicais - que vêm sendo efusivamente retratados por meio de vigoroso apelo imagético - como consequência de os responsáveis pelo marketing das bandas invocarem, sempre mais, o auxílio visual nas figuras que contêm alusões à quebra de regra e de busca pela liberdade Obtém-se uma condição de leitura de imagens por meio de elementos como o riso, a visão grotesca do corpo humano e a gestualidade obscena | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The language of Rock has the nature of parody, allegory, carnival and imagery A typology of image content is obtained through the concept of carnivalization as stated by Mikhail Bakhtin, and by means of it, this text analyses the use and significance of pictures containing grotesque, physical deformities, monsterized types in the visual language of Hard Rock and Heavy Metal worlds The presence and function of the skull and demon are included and appraised in their connection respectively to death and hell as illustrative factors The theoretical fundaments are enhanced with the contributions from Vilém Flusser and Junito de Souza Brandão The stigma of the rebel behavior from Hard Rock and Heavy Metal spreads and reinforces their influence with the steady popularization of these musical genders – which have been enthusiastically portrayed through vigorous imagery appeals – as a consequence of the bands’ marketing staffs always sustaining, in visual support, linkages to rule breach and search for liberty Image reading is empowered through elements such as laugh, grotesque view of the human body and obsene gestures | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Comunicação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rock | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alegorias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paródia (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grupos de rock | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comunicação audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Parody (Music) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bands, Rock | - |
Palavras-chave: dc.subject | Grotesque | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rock | - |
Palavras-chave: dc.subject | Allegories | - |
Título: dc.title | Carnavalização bakhtiniana do grotesco em imagens do Hard Rock e Heavy Metal | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: