Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gorni, Doralice Aparecida Paranzini [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Maciel, Lizete Shizue Bomura | - |
Autor(es): dc.contributor | Tuma, Magda Madalena Peruzin | - |
Autor(es): dc.creator | Bezerra, Maria de Lourdes de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12174 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975342 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo investigar em que medida predominam as diretrizes da reforma neoliberal de 9 ou do trabalho como princípio educativo no contexto da Educação do Ensino Médio do Paraná, tendo como referência uma escola de Ensino Médio Integrado, do Município de Jacarezinho, tomando como problema de pesquisa: “O neoliberalismo está influenciando na proposta de trabalho como princípio educativo das políticas educacionais do Ensino Médio Integrado do estado do Paraná? Para se responder à questão realizou-se o resgate e análise do desenvolvimento da sociedade capitalista, a análise dos documentos e respectivas orientações e diretrizes para o Ensino Médio, no âmbito do Brasil e Estado do Paraná e, investigou-se como este se materializa mediante entrevista junto a educadores que atuam neste nível de ensino, exercendo diferentes atividades Mediante triangulação dos dados obtidos destas três fontes, procurou-se desvelar as contradições que perpassam tal contexto, bem como, analisar as condições sob as quais se materializa a Proposta do Ensino Médio Integrado no Estado do Paraná Os resultados apontam a existência de angústia e frustração dos entrevistados perante a proposta do Ensino Médio Integrado do Estado do Paraná, devido a falta de fundamentação teórica recebida, permanecendo em grande parte a continuidade da política educacional neoliberal da década de 9Considera-se, portanto, a necessidade de articulação entre o ensino médio e a educação profissional de nível técnico que manifesta-se como um desafio político pedagógico ainda atualmente no Estado do Paraná | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This study aimed to investigate to what extent the guidelines of the predominant neoliberal reform of the 9s or work as an educational principle in the context of school education Middle Parana, with reference to an integrated high school, the City of Jacarezinho, taking as a research problem: "Neoliberalism is influencing the proposed work as an educational principle of the educational policies of the School Integrated Parana state?" To answer the question was carried out rescue and analysis of the development of society capitalist, the analysis of documents e com their respective guidelines and directives for the High school, as part of Brazil and Parana and investigated how it materializes through interviews with educators who work at this level of education, exercising different activitiesThrough triangulation of data obtained from these three sources, we attempted to reveal the contradictions that pervade this context and analyze the conditions under which materializes the Proposal of integrated secondary school in the state of Parana The results indicate the existence of anguish and frustration of those interviewed before the proposal of the Integrated School of Parana State, due to lack of theoretical foundation received, remaining largely the continuity of the educational policy of the neoliberal decade of the 9s Considera is therefore the need for articulation between high school and professional education at the technical level, which manifests itself as a political challenge still currently teaching in the state of Paraná | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino integrado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Neoliberalismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education policy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Integrated school | - |
Título: dc.title | Formação integrada : mudança ou continuidade no ensino médio do Paraná | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: