Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Cláudia Neves da | - |
Autor(es): dc.contributor | Lanza, Fábio | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinheiro, Luci Faria | - |
Autor(es): dc.contributor | Coelho, Kathiuscia Aparecida Freitas Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor | Storto, Letícia Jovelina | - |
Autor(es): dc.creator | Dutra, Patricia Vicente | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17808 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975329 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, da UEL, sob o número CAEE 29986920.0.0000.5231. O Serviço Social é uma profissão laica, que historicamente se movimentou a fim de romper com o conservadorismo cujos código de ética e projeto ético-político são pautados na teoria social crítica. O texto que se apresenta tem como objetivos trabalhar a temática da religião e religiosidade dos estudantes de Serviço Social da UNILA no tempo presente, construir um perfil desses estudantes e demonstrar como valores e princípios religiosos os influenciaram na escolha do curso e em suas análises sobre temas emergentes relacionados aos direitos humanos. Para o cumprimento desses objetivos, foram aplicados questionários e entrevistas, além da revisão de literatura. O resultado da pesquisa nos mostrou que muitas pessoas escolhem o curso de Serviço Social influenciadas por valores e princípios religiosos, pela ideia da caridade e da ajuda. Em que pese este resultado, importa que, ao longo do processo formativo, há significativa queda no sentido atribuído a valores e princípios religiosos ao longo do processo formativo. Além disso, os estudantes demonstraram conseguir refletir sobre a temática dos direitos humanos para além de concepções conservadoras e religiosas, mas a partir de um movimento de busca reflexiva com base no proposto pelo projeto ético-político profissional. | - |
Descrição: dc.description | This research was approved by UEL's Human Research Ethics Committee under CAEE number 29986920.0.0000.5231. Social work is a secular profession, which has historically moved to break with conservatism and whose code of ethics and ethical-political project are based on critical social theory. The aim of this text is to work on the issue of religion and religiosity among UNILA's Social Work students at the present time, to build up a profile of these students and to show how religious values and principles have influenced them in their choice of course and in their analysis of emerging issues related to human rights. To achieve these objectives, questionnaires and interviews were carried out, as well as a literature review. The results of the survey showed that many people choose the Social Work course because they are influenced by religious values and principles, by the idea of charity and help. Despite this result, it is important to note that there is a significant drop in the meaning attributed to religious values and principles throughout the training process. In addition, the students showed that they were able to reflect on the issue of human rights beyond conservative and religious conceptions, but from a movement of reflective search based on what is proposed by the professional ethical-political project. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CESA - Departamento de Serviço Social | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviço social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Laicidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Valores e princípios religiosos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religião | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Social work | - |
Palavras-chave: dc.subject | Secularism | - |
Palavras-chave: dc.subject | University | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religious values and principles | - |
Palavras-chave: dc.subject | College students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religion | - |
Título: dc.title | Valores e princípios religiosos de estudantes de serviço social da Universidade Federal de Integração Latino-Americana | - |
Título: dc.title | Religious values and principles in social work students at the Federal University of Latin American Integration | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: