Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Torres, Eloiza Cristiane | - |
Autor(es): dc.contributor | Palhares, José Mauro | - |
Autor(es): dc.contributor | Rossi, Rafael | - |
Autor(es): dc.creator | Jacinto, Daisson Felix | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-03-07 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-02-10 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18592 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975327 | - |
Descrição: dc.description | A presente pesquisa trata-se de um estudo sobre as possibilidades teóricas e metodológicas para abordar a desafiadora responsabilidade da sensibilização na Educação Ambiental, olhando o meio ambiente como parte indissociável da pessoa que o habita. A pesquisa foi aplicada abordando o Teatro do Oprimido como linguagem para o ensino de uma Educação Ambiental Emancipatória Significativa baseada nos conceitos da Geografia da Infância que conversem com a Arte e a Literatura. O objetivo geral aborda a forma como a metodologia do teatro fórum, uma ramificação do Teatro do Oprimido, de Augusto Boal, consegue auxiliar na sensibilização para uma Educação Ambiental emancipatória e significativa. O método da pesquisa foi o humano-processual, e a metodologia utilizada nesse estudo é a pesquisa participativa com viés analítico qualitativo, também foi realizado uma revisão bibliográfica acerca de trabalhos que abarcavam as temáticas pertinentes a esta dissertação, seguido de trabalhos de campo para a realização de levantamento prévio dos conhecimentos dos participantes sobre o meio ambiente, seguido de intervenções com oficinas de produção teatral ao meio da intervenção e um espetáculo feito pelas crianças seguindo a metodologia do teatro fórum. E por fim, reflexões sobre a importância dos conhecimentos da geografia logo na infância são adicionadas. O objeto de estudo desta dissertação é o Teatro do Oprimido com a Educação Ambiental. O recorte espacial da pesquisa consiste no ambiente não-formal de educação a “Casa do Caminho” localizada em Londrina – PR. A população da pesquisa diz respeito aos educandos na faixa etária de 05 a 09 anos e educadores maiores de idade, dessa instituição que a frequentaram no período da pesquisa. Por fim, a pesquisa constatou que a linguagem teatral potencializa a aprendizagem dos participantes acerca dos princípios de uma Educação Ambiental Emancipatória e Significativa. | - |
Descrição: dc.description | This research is a study on the theoretical and methodological possibilities to address the challenging responsibility of raising awareness in Environmental Education, viewing the environment as an inseparable part of the person who inhabits it. The research was applied by approaching the Theater of the Oppressed as a language for teaching a Meaningful Emancipatory Environmental Education based on the concepts of Childhood Geography that converse with Art and Literature. The general objective addresses the way in which the methodology of forum theater, a branch of Augusto Boal's Theater of the Oppressed, can help raise awareness for an emancipatory and meaningful Environmental Education. The research method was human-procedural, and the methodology used in this study is participatory research with a qualitative analytical bias. A bibliographic review was also carried out on works that covered the themes relevant to this dissertation, followed by fieldwork to conduct a preliminary survey of the participants' knowledge about the environment, followed by interventions with theater production workshops in the middle of the intervention and a show performed by the children following the forum theater methodology. Finally, reflections on the importance of knowledge of geography early in childhood are added. The object of study of this dissertation is the Theater of the Oppressed with Environmental Education. The spatial focus of the research consists of the non-formal education environment "Casa do Caminho" located in Londrina - PR. The research population concerns students aged 5 to 9 years and adult educators from this institution who attended it during the research period. Finally, the research found that theatrical language enhances the participants learning about the principles of an Emancipatory and Meaningful Environmental Education. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CCE - Departamento de Geografia | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Geografia | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação ambiental emancipatória significativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro do Oprimido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia da Infância | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte e literatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Metodologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Produção teatral | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - GeoCiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Exatas e da Terra - GeoCiências | - |
Palavras-chave: dc.subject | Meaningful emancipatory environmental education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theater of the Oppressed | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography of Childhood | - |
Palavras-chave: dc.subject | Art and literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Methodology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theatrical production | - |
Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
Título: dc.title | Crianças atuando nas cenas das suas próprias criações: em busca de uma educação ambiental emancipatória por intermédio do teatro do oprimido visto pela égide da geografia da infância. | - |
Título: dc.title | Children acting in scenes of their own creations: in search of an emancipatory environmental education through the theater of the oppressed seen through the aegis of the geography of childhood. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: