Implementação ou não de atividades experimentais em biologia no ensino médio : as relações com o saber profissional baseadas numa leitura de Charlot

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Vera Lúcia Bahl de-
Autor(es): dc.contributorBassani, Paulo-
Autor(es): dc.creatorMamprin, Maria Imaculada de Lourdes Lagrotta-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:49:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:49:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8440-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975324-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo deste trabalho volta-se para a necessidade de analisar as razões pelas quais os professores de Biologia fazem ou não uso de atividades experimentais em sua prática docente Para isso, apresenta-se uma leitura dos principais pontos do referencial teórico de Charlot, que considera a relação com o saber uma resultante de um circuito de relações com o Eu, com o Outro e com o Mundo A metodologia adotada consistiu na aplicação de instrumentos de pesquisa a oito professores que atuam na docência de Ciências e Biologia, por meio de entrevistas gravadas em áudio Analisamos os resultados sob o viés do referencial de Charlot, como substrato para a discussão que se pretendeu desenvolver sobre a relação com o saber profissional dos mesmos e o uso ou não de atividades experimentais Os resultados da pesquisa demonstram que as relações estabelecidas nas três dimensões propostas por Charlot determinam, em grande parte, o uso ou não de atividades experimentais pelos professores-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: O objetivo deste trabalho volta-se para a necessidade de analisar as razões pelas quais os professores de Biologia fazem ou não uso de atividades experimentais em sua prática docente Para isso, apresenta-se uma leitura dos principais pontos do referencial teórico de Charlot, que considera a relação com o saber uma resultante de um circuito de relações com o Eu, com o Outro e com o Mundo A metodologia adotada consistiu na aplicação de instrumentos de pesquisa a oito professores que atuam na docência de Ciências e Biologia, por meio de entrevistas gravadas em áudio Analisamos os resultados sob o viés do referencial de Charlot, como substrato para a discussão que se pretendeu desenvolver sobre a relação com o saber profissional dos mesmos e o uso ou não de atividades experimentais Os resultados da pesquisa demonstram que as relações estabelecidas nas três dimensões propostas por Charlot determinam, em grande parte, o uso ou não de atividades experimentais pelos professores-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem experimental-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectBiology - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectBiology - Experimental learning-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Título: dc.titleImplementação ou não de atividades experimentais em biologia no ensino médio : as relações com o saber profissional baseadas numa leitura de Charlot-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.