Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teramon, Neuza [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Hernandes, Marcelo Escudeiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Ricardo Cezar | - |
Autor(es): dc.creator | Garcia, Fábio Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:49:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:49:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16177 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975317 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: As Olimpíadas de Matemática são disputadas desde 1894 Com o passar do tempo, competições parecidas se espalharam pelo mundo Após a Segunda Guerra Mundial, muitos países incentivaram tais campeonatos, o que ajudou na divulgação dessa área do conhecimento A primeira IMO foi realizada em 1959 na Romênia, com sete países participantes Esta competição se expandiu gradualmente para mais de 1 países de cinco continentes Este trabalho tem o objetivo de mostrar o funcionamento da olimpíada de matemática e como ela pode ser utilizada como fonte de estímulo para o ensino e a aprendizagem da matemática Primeiramente, trataremos da história das olimpíadas mundiais Em seguida, fazemos um levantamento das principais competições de matemática pelo mundo e abordamos a trajetória das olimpíadas no Brasil Nesta Dissertação destacamos as questões da OBM, nível 3, separando-as por áreas e fazendo um levantamento dos conteúdos mais abordados nas provas do período de 212 a 216 Apresentamos ao professor de matemática, principalmente de escolas públicas, um material para que ele possa organizar grupos de estudos para a preparação dos alunos para essa competição, com o objetivo de contribuir para que a matemática seja mais democratizada na sociedade | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pó-Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The Mathematics Olympiads have been taken place since 1894 Over time, similar competitions have spread throughout the world After World War II, many countries encouraged such championships, which helped to spread this area of knowledge The first IMO was held in 1959 in Romania, with seven participating countries This competition has gradually expanded to more than 1 countries on five continents This paper aims to show the functioning of the mathematics Olympiad and how it can be used as a stimulus for the teaching and learning of mathematics First, we will deal with the history of the world Olympics Then, we survey the main math competitions around the world and discuss the history of the Olympics in Brazil In this dissertation, we highlight the OBM questions, level 3, separating them by areas and making a survey of the contents most covered in the tests of the period from 212 to 216 We present to the teacher of mathematics, mainly in public schools, a material so that he can organize study groups to prepare students for this competition, with the aim of contributing to make mathematics more democratized in society | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pó-Graduação em Matemática | - |
Relação: dc.relation | Sociedade Brasileira de Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Exames, questões, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Examinations, questions, etc | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competitions | - |
Palavras-chave: dc.subject | State and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Título: dc.title | Olimpíadas matemáticas : um caminho para o futuro | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: