Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Suzete [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Tatiana Helena Carvalho Rios | - |
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Maria Carolina de | - |
Autor(es): dc.creator | Ruiz, Silvia Helena de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:48:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:48:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15493 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975273 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral a apropriação e análise de textos proverbiais como patrimônio cultural da humanidade utilizando os elementos discursivos do gênero oral segundo Schneuwly e Dolz (24) Nesta pesquisa-ação foi possível demonstrar a sabedoria popular implícita neste gênero como forma de comunicação e interação entre indivíduos e a sociedade, oportunizando ao aluno o domínio das habilidades de uso e reflexão da língua em situações concretas, de forma a entender e produzir textos no formato de fábula e a perceber as diferenças entre os tipos de expressão oral e escrita A pesquisa foi realizada com uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino na cidade de Londrina - PR As bases teóricas que permearam este trabalho estão fundamentadas nos estudos de Bakhtin (23) sobre os gêneros discursivos e a concepção interacionista da linguagem O trabalho foi norteado por meio de uma sequência didática com objetivo de tornar clara a reflexão e compreensão dos provérbios populares por crianças de oito anos Ao término desta pesquisa, concluímos que alunos da mais tenra idade são capazes de assimilar o significado dos provérbios populares e a produzirem fábulas utilizando as sentenças proverbiais como moral da história | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work had as a general goal the appropriation and analysis of proverbial texts as cultural heritage of humanity using the discursive elements of oral genre seconds Schneuwly and Dolz (24) This action research was possible to demonstrate the popular wisdom implicit in this genre as a form of communication and interaction between individuals and society, providing opportunities to student mastery of the use of language skills and reflection in concrete situations in order to understand and produce texts in fable format and to realize the differences between the types of oral and written expression The survey was conducted with a group of 3rd year of elementary school of the Municipal School in the city of Londrina - PR The theoretical bases that permeated this work are based on studies of Bakhtin (23) about the genres and the interactional conception of language The work was guided through a didactic sequence in order to make clear the reflection and understanding of proverbs by children of eight years At the end of this research, we concluded that students from an early age are able to assimilate the meaning of proverbs and produce fables using proverbial sentences as moral of history | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Provérbios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gêneros discursivos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fábulas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sequência didática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fables | - |
Título: dc.title | Da boca do povo para a sala de aula : provérbios populares para crianças por meio de fábulas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: