A avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBuriasco, Regina Luzia Corio de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorSoares, Maria Tereza Carneiro-
Autor(es): dc.contributorGorni, Doralice Aparecida Paranzini-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Pamela Emanueli Alves-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marcia Cristina Nagy-
Autor(es): dc.contributorBurias, Regina Luzia Corio de [Coorientadora]-
Autor(es): dc.creatorPedrochi Junior, Osmar-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:48:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:48:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14914-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975246-
Descrição: dc.descriptionResumo: Na pesquisa de Dissertação deste autor, a avaliação escolar foi apresentada como oportunidade de aprendizagem Nesta tese, dando continuidade ao trabalho, pretende-se ampliar essa perspectiva da avaliação e apresentá-la como fio condutor da prática pedagógica Optou-se por uma pesquisa de caráter qualitativo, de cunho especulativo por se constituir em uma obra da produção de enunciados teóricos sobre outros enunciados teóricos Todas as ações realizadas no processo de ensino e aprendizagem que contém o processo da avaliação formativa visam à aprendizagem A avaliação formativa é um processo contínuo desenvolvido durante todo o período letivo, que se inicia com o planejamento das primeiras tarefas e vai até a análise da última ação de regulação Como tem o mesmo principal objetivo, proporcionar a aprendizagem dos alunos, pode, a partir da sua essência, conduzir as práticas em sala de aula-
Descrição: dc.descriptionTese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In the dissertation research of this author, the school assessment was presented as a learning opportunity In this thesis, giving continuity to the work, we intend to broaden this perspective of assessment and present it as the conductor wire of the pedagogical practice We opted for a research of a qualitative nature, speculative in that it is a work of the production of theoretical statements about other theoretical statements All actions taken in the teaching and learning process that contains the process of formative assessment aim at learning The formative assessment is a continuous process developed throughout the school period, starting with the planning of the first tasks and going until the analysis of the last regulation action As it has the same main objective, to provide the learning of the students, can, from its essence, conduct the practices in the classroom-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDoutorado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectRendimento escolar-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectEvaluation-
Título: dc.titleA avaliação formativa como oportunidade de aprendizagem : fio condutor da prática pedagógica escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.