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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Kailer, Dircel Aparecida | - |
Autor(es): dc.contributor | Botassini, Jacqueline Ortelan Maia | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Cláudia Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Ana Paula | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:48:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:48:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-24 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-02-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18264 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975240 | - |
Descrição: dc.description | Esta pesquisa tem como propósito central investigar a presença de variação linguística na fala culta de estudantes, oriundos de regiões distintas, dos cursos de Letras, Direito e Pedagogia na Universidade Estadual de Londrina (UEL), utilizando os princípios teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista (LABOV, 2008; 2010). O estudo possui o objetivo geral de descrever as variantes morfofonológicas desses alunos, buscando entender se enfrentaram situações de constrangimento, estigma ou preconceito linguístico, além de avaliar as variantes predominantes e analisar a constituição da identidade linguística desses informantes no ambiente universitário. As hipóteses levantadas sugerem que estudantes de diferentes localidades e anos de curso podem apresentar variações linguísticas distintas, e as variantes cultas devem prevalecer na fala dos universitários, independentemente do curso ou ano. Em se tratando do construto teórico, este estudo se embasa em autores como Brandão e Oliveira (1996), Orlandi (1995; 1996; 2002), Hall (1997), Eckert (2000; 2012), Woodward (2000), Bagno (2005), Guy (2001), Labov (2008), Weinreich, Labov e Herzog (2008), Faraco (2008), Freitag e Lima (2010), entre outros. Para atingir os objetivos estabelecidos, foi empregado um roteiro de entrevista, baseado em modelos anteriores de Pinto e Fraga (2011), Botassini (2013) e Oushiro (2015), aplicado a 12 alunos estratificados em sexo, idade, curso e ano de graduação. Quatro variantes linguísticas foram analisadas quantitativamente: palatalização de /t/ e /d/, variantes róticas, /s/ como marca de plural e apagamento de /d/ no gerúndio. Em adição à análise quantitativa, analisou-se também, num segundo momento, qualitativamente as respostas obtidas nas entrevistas com os 12 participantes. Os resultados revelaram que os estudantes tendem a se aproximar das variantes que consideram de prestígio de outros sujeitos do mesmo grupo, como a realização do /s/ como marca de plural de forma categórica pelos estudantes do curso de Letras, mesmo em trechos mais espontâneos da fala. Ademais, notou-se que a norma culta predominou na fala de todos os participantes. Em suma, este estudo contribui para a compreensão da variação linguística na fala de estudantes universitários, destacando a importância da identidade linguística e das práticas discursivas no contexto acadêmico. | - |
Descrição: dc.description | This research aims to investigate the presence of linguistic variation in the educated speech of students from different regions, enrolled in the courses of Literature, Law, and Education at the State University of Londrina (UEL), using the theoretical and methodological principles of Variationist Sociolinguistics (LABOV, 2008; 2010). The study has the general objective of describing the morphophonological variants of these students, seeking to understand if they have faced situations of embarrassment, stigma, or linguistic prejudice, as well as to evaluate the predominant variants and analyze the constitution of the linguistic identity of these informants in the university environment. The hypotheses raised suggest that students from different locations and years of study may present distinct linguistic variations, and educated variants should prevail in the speech of university students, regardless of the course or year. Regarding the theoretical framework, this study is based on authors such as Brandão and Oliveira (1996), Orlandi (1995; 1996; 2002), Hall (1997), Eckert (2000; 2012), Woodward (2000), Bagno (2005), Guy (2001), Labov (2008), Weinreich, Labov, and Herzog (2008), Faraco (2008), Freitag and Lima (2010), among others. To achieve the established objectives, an interview script was employed, based on previous models by Pinto and Fraga (2011), Botassini (2013), and Oushiro (2015), applied to 12 students stratified by gender, age, course, and year of graduation. Four linguistic variants were quantitatively analyzed: palatalization of /T/ and /D/, rhotic variants, /S/ as a plural marker, and deletion of /D/ in the gerund. In addition to the quantitative analysis, the responses obtained in the interviews with the 12 participants were also qualitatively analyzed in a second moment. The results revealed that students tend to approach the variants they consider prestigious from other subjects within the same group, such as the realization of /S/ as a plural marker categorically by students of the Literature course, even in more spontaneous speech passages. Furthermore, it was noted that the educated norm prevailed in the speech of all participants. In summary, this study contributes to the understanding of linguistic variation in the speech of university students, highlighting the importance of linguistic identity and discursive practices in the academic context. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
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Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Variantes linguísticas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marcas de identidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prestígio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Falar culto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudos da linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguística - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente universitário | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia e linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Lingüística | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistic variants | - |
Palavras-chave: dc.subject | Undergraduate students | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identity marks | - |
Palavras-chave: dc.subject | Prestige | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultivated speech | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language studies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguistics | - |
Palavras-chave: dc.subject | College environment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Culture - Social aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideology and language | - |
Título: dc.title | Variação linguística como marca identitária na universidade | - |
Título: dc.title | Linguistic variation as an identity marker in the university | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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