Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cainelli, Marlene Rosa [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Tuma, Magda Madalena Peruzin | - |
Autor(es): dc.contributor | Schmidt, Maria Auxiliadora | - |
Autor(es): dc.creator | Sanches, Tiago Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:48:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:48:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2009 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11903 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975239 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo investigar quais saberes os professores das séries iniciais do ensino fundamental detêm sobre os fundamentos teóricos e metodológicos específicos da disciplina de história e como estes se apresentam na prática escolar dos professores de séries iniciais Estamos denominando o conjunto dos fundamentos teóricos e metodológicos específicos do campo disciplinar da História de Saber Histórico, saber este, em nosso entendimento, essencial no ensino da disciplinaA pesquisa foi realizada com professores de primeira a quarta série uma escola Municipal, radicada no município de Cambé, Paraná Optamos, em nossa pesquisa, pelo método qualitativo de investigação, pois este “[] enfatiza mais o processo do que o produto e se preocupa em retratar a perspectiva dos participantes” (ANDRÉ, 1986, p13) Os resultados da pesquisa apontam para a problemática que envolve a prática de ensino de professores nas séries iniciais, no caso de nossa pesquisa, a disciplina de História | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós- Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research has the goal of investigating which knowledge, elementary series teacher have about the theoretical and methodological fundaments of History and how it is shown in their practices We are considering this knowledge essential to teach History in the elementary grades The research was made with teachers of a Municipal School situate in Cambé, Paraná We decided, to use in our research, the qualitative method This method emphasize more the process than the product, concerning mainly in demonstrate teacher’s perspective The results point out some problems in their teaching practice, as well as in, their specific historical knowledge | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de história | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Saberes históricos de professores nas séries iniciais : algumas perspectivas de ensino em sala de aula | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: