Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ileizi Luciana Fiorelli [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Garcia, Sandra Regina de Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor | Trindade, Alexandro Dantas | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, Diego Greinert de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:48:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:48:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14982 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975226 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa evidencia os processos de elaboração das Diretrizes Curriculares para a Educação Básica do Estado do Paraná (28), na disciplina de Sociologia Esse documento é relevante porque é o produto de uma complexa organização que envolveu diferentes agentes e agências em sua confecção A Secretaria de Estado de Educação, por meio da coordenação da Educação Básica, convocou professores e professoras da rede pública em 23 para iniciarem a discussão do currículo de todas as disciplinas Pressupomos que haviam vários conflitos e embates na dinâmica de elaboração dessas diretrizes Sendo assim, objetivou-se compreender os processos de elaboração dessas diretrizes e de que forma os campos de contextualização e recontextualização atuaram nesse sentido, buscando observar seus conflitos e a relação entre agentes e agências A compreensão de como ocorreram os processos de formação se deram por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro sujeitos que fizeram parte dessa elaboração por dentro da Secretaria do Estado da Educação do Estado do Paraná Justificamos os quatro entrevistados pelo fato de fazerem parte de um órgão do Estado, logo, dos “bastidores” dessa produção pública Assim, analisamos o documento citado e as entrevistas com o intuito de compreender quais disputas, alianças, consensos e dissensos foram possíveis nesse processo, quais as relações entre Estado, escola e universidade Verificou-se que a dinamicidade na produção do documento foi grande e imprescindível para que os resultados finais fossem os publicados Constatou-se também que o documento, com duas edições, alcançou certa maturidade, mas o fim das discussões, após sua versão final em 28, impediu que o documento pudesse obter novos graus de discussão Considera-se que as diretrizes só puderam assumir sua forma atual pela relação Estado-escola-universidade | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This survey evidences the elaboration process of the Paraná’s Curriculum Guidelines for the Basic Education (28) on Sociology subject This document is relevant for it is a product of a complex organization, which involves different agents and agencies on its production The State Education Secretary, by the coordination of Basic Education, convened teachers from Public School System in 23 to initiate the discussion of the curriculum for all subjects We presuppose that there were various conflicts and shocks on elaboration dynamics of these guidelines Therefore, we seek to understand the elaboration process of these guidelines and how the fields of contextualization and recontextualization act in this sense, watching those conflicts and the relations between agents and agencies The comprehension of how these processes of formation occurred were done by semi-structured interviews performed with four persons who participated on the building development inside the State Education Secretary of Paraná We justify the four interviewed, as they were part of a state organization, thus, on the “backstage” of this public production Then, we analyze the cited document and the interviews on the attempt of comprehending which disputes, alliances, consensus and dissents were possible in this process, what are the relations between State, school and university We verified that the dynamicity on the document building process was high and indispensable for the results to be published We also found that the document, with two editions, reached certain maturity, however the end of the discussions, after its final version in 28, prevented the document to reach other levels of discussion We consider that this guidelines could just reach its actual form by the relation between State- School- University | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciências Sociais | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology - Study and teaching | - |
Título: dc.title | Nos bastidores do estado : uma análise da construção das diretrizes curriculares para a educação básica do Paraná (2008) na disciplina de sociologia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: