Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Ana Lúcia de Campos [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Storto, Letícia Jovelina | - |
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Isabel Cristina | - |
Autor(es): dc.creator | Lavisio, Monique Susan Morara | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:48:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:48:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16049 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975167 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Há múltiplas pesquisas que abrangem os estudos sobre letramentos, porém é escasso o número referente aos letramentos da esfera religiosa, sobretudo relacionando-os às práticas escolares Com o intuito de averiguar essa relação entre o letramento da esfera religiosa e o escolar, este estudo parte da hipótese de que haja uma influência de práticas de letramento da esfera religiosa sobre o letramento escolar em intercorrências do léxico e de aspecto discursivo do texto religioso nas produções textuais dos alunos Pretende-se observar se as práticas de leitura e escrita da esfera religiosa são significativas para o desenvolvimento do letramento escolar Para tanto, descrevem-se os eventos religiosos dos quais os indivíduos pesquisados participam para se chegar a tal pressuposto Este estudo utiliza uma metodologia de pesquisa qualitativa, de cunho etnográfico e fundamenta-se em subsídios teóricos dos Novos Estudos do Letramento (BARTON; HAMILTON, 2; KLEIMAN, 1995, 21; STREET, 1984, 21), considerando que os letramentos variam de acordo com os espaços socioculturais em que se inserem vinculados às relações de poder social O corpus da pesquisa é composto por dados gerados por meio de questionários, entrevistas com os sujeitos da pesquisa, textos escolares e observação dos eventos de letramento religioso Esperamos contribuir para a construção de uma reflexão no campo pedagógico que leve à valorização das práticas não escolares de letramento | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: There are multiple studies that include studies of literacies, but it is scarce the number for the literacies of the religious sphere, especially relating them to school practices In order to investigate the relationship between the literacy of the religious sphere and the school, this study of the hypothesis that there is an influence of literacy practices of the religious sphere on school literacy in the lexicon complications and discursive aspect of religious text in productions textual students It is intended to see if the reading and writing practices of the religious sphere are significant for the development of school literacy This study uses a qualitative research methodology, ethnographic and is based on theoretical basis of New Studies of Literacy (BARTON; HAMILTON, 2; KLEIMAN, 1995, 21; STREET, 1984, 21), whereas literacies vary according to the socio-cultural spaces in which they operate linked relations of social power The corpus of the research consists of data generated through questionnaires, interviews with the subjects and their trainers, school texts and observation of religious literacy events We hope to contribute to the construction of a reflection in the educational field that leads to the valorization of non-school literacy practices | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religião | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Religion | - |
Título: dc.title | Letramento e religião : investigando a relação entre as esferas religiosa & escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: