Análise combinatória : uma proposta de ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFerreira, Pamela Emanueli Alves [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorPires, Magna Natalia Marin-
Autor(es): dc.contributorCiani, Andréia Büttner-
Autor(es): dc.creatorKanno, Tallys Yuri de Almeida-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:48:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:48:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9398-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975127-
Descrição: dc.descriptionResumo: Devido às práticas pedagógicas tradicionalistas utilizadas para o ensino de “Análise Combinatória” observa-se que, muitas vezes, ele acaba por se tornar um entrave de aprendizagem para os alunos, que o associam a um exercício de mera aplicação de fórmulas Esta Dissertação objetiva apresentar uma proposta para o ensino de Análise Combinatória por meio de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem (THA), apoiada na utilização de tarefas na perspectiva investigativa, com a finalidade de que os alunos sejam os protagonistas da construção dos seus próprios conhecimentos e não receptáculos de um conhecimento expresso pelo docente A elaboração da Trajetória Hipotética de Aprendizagem foi feita à luz das ideias do estudioso Martin Simon, por meio de cinco tarefas, com o objetivo de apresentar uma proposta de introdução e sistematização dos conteúdos: Princípio Fundamental da Contagem, Permutação, Arranjo e Combinação Espera-se que este trabalho sirva de inspiração para que os professores reflitam sobre a importância de os estudantes serem ativos na construção dos conceitos matemáticos-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Descrição: dc.descriptionAbstract: As a result of traditionalist pedagogical practices used to the teaching of “Combinatorial Analysis” we observe that, many times, it becomes a learning obstacle to students, that, associate it to an exercise of mere formula application This essay aims to present a hypothetical learning trajectory (THA) for teaching “Combinatorial Analysis”, in conjunction with the utilization of assignments in a investigative perspective So that students start being the protagonists of the construction of their own knowledge and not only receptacles of the lessons and subjects explained by their teachers The elaboration of the “Hypothetical Learning Trajectory” was elaborated based on the ideas of Martin Simon, through three assignments with the main goal of presenting a proposal of introduction and systematization of the subjects: Fundamental Principle of Counting, Permutation, Arrangement and Combination It's expected that this essay serves as an inspiration so that teachers think about the importance of students being active on building the knowledge on these mathematical concepts-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationMatemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise combinatória-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCombinatorial analysis-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Título: dc.titleAnálise combinatória : uma proposta de ensino-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.