Leitura e escrita na perspectiva dos gêneros discursivos : construção de um percurso significativo por meio do conto de assombração

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGregório, Regina Maria [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorPerfeito, Alba Maria-
Autor(es): dc.contributorBenites, Sônia Aparecida Lopes-
Autor(es): dc.creatorWarken, Pedro Egídio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:48:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:48:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11815-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975101-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho trata de uma pesquisa-ação de cunho etnográfico, realizado com uma turma de alunos de sétima série do Colégio de Aplicação da UEL, com o objetivo de investigar o desempenho de leitura e escrita desses alunos A pesquisa tem como bases teóricas a concepção interacionista de linguagem; a vertente bakhtiniana de gêneros discursivos, com opção pelo viés do estudo de gêneros organizado por Dolz e Schneuwly (24) no que se refere ao domínio social, a tipologia e as capacidades de linguagem; os trabalhos de Barbosa (23) e Perfeito (25) que organizam simultaneamente categorizações dos gêneros em grupo e também das características de um gênero em particular; e autores que tratam da leitura como ensino-aprendizagem, tais como Geraldi, Menegassi, Ângelo, Perfeito, Dell’Isola e Brandão, entre outros Como principal estratégia metodológica aplicou-se um conjunto de seqüências didáticas a partir de cinco contos fantásticos de assombração e por meio de leitura, exercícios de análise, produção de textos, levantaram-se dados para interferir no trabalho dos alunos participantes da pesquisa, dimensionar e qualificar suas leituras O que resultou dessa trajetória foi uma nova postura do pesquisador ante o estudo da concepção interativa de linguagem e a experiência pedagógica na perspectiva do trabalho com os gêneros discursivos e sua aplicação em sala de aula e aos alunos uma nova visão no aprendizado de língua portuguesa Houve resultados pelo avanço no aprendizado da leitura e escrita dos estudantes ao se assumir as teorias acima expostas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This work deals with a research-action of ethnographic stamp, conducted with a group of seventh grade students, at the Colégio de Aplicação da UEL, with a view to investigate the reading and writing performance of these students The research has as theoretical bases the interactionist conception of language; the bakhtinian vertent of discoursive genders,with an option for organized genders of study bias by DOLZ and Schneuwly (24) with regard to the social sphere, the typology and the capacity of language ; the work of Barbosa (23) and Perfeito (25) that organizes simultaneously categorizations of a group of genders and also the characteristics of a particular gender; and authors who deal with the reading and teaching-learning, like Geraldi, Menegassi, Ângelo, Perfeito, Dell’Isola e Brandão, among others)As the main methodological strategy had been applied with a set of teaching sequences from five fantastic wonder tales and through reading,analysis exercises, texts production, data had been surveyed to interfere in the students work who participated in the research, scale and qualify their readings The results of this trajectory where a researcher’s new position before the analysis of the interactionist conception of language and the pedagogical experience with the prospect of discoursive work genders and its application in the classroom and the students new view of portuguese language learning There where results by the students progress of reading and writing learning taking up the theories above exposed-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEstudos da Linguagem-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e línguas-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua portuguesa-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Palavras-chave: dc.subjectInteracionismo sociodiscursivo-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage and languages-
Palavras-chave: dc.subjectPortuguese language-
Palavras-chave: dc.subjectWriting-
Título: dc.titleLeitura e escrita na perspectiva dos gêneros discursivos : construção de um percurso significativo por meio do conto de assombração-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.