Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Araújo, Angélica Lyra de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Jeolás, Leila Sollberger | - |
Autor(es): dc.contributor | Lima, Ângela Maria de Sousa | - |
Autor(es): dc.contributor | Campos, Margarida de Cássia | - |
Autor(es): dc.contributor | Schevisbiski, Renata Schlumberger | - |
Autor(es): dc.creator | Peretti, Rafael Magalhães Pinto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:48:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:48:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8455 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975093 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido no contexto específico de determinada escola pública londrinense, na qual desempenhei o trabalho de professor de Sociologia, com o objetivo de compreender a percepção dos alunos sobre como ocorrem os diferentes tipos de conflitos ocorridos no espaço-tempo das aulas que participam e como podem influenciar a experiência de escolarização, as relações dos alunos com o conhecimento escolar, as relações interpessoais entre os alunos e com os professores, considerando a hipótese de que os conflitos em sala de aula podem se desdobrar em violências ou em atos pedagógicos (aprendizado) As relações entre os conflitos e as violências ou aprendizado decorrentes destes em sala de aula serão investigadas a partir dos elementos fornecidos pela realização de uma etnografia estruturada pela análise de registros feitos através da observação participante e pela realização de grupos focais com os alunos Através desta metodologia almeja-se compreender as percepções sobre conflitos elaboradas por alunos desta escola e os efeitos práticos (integração/exclusão social, evasão, posição hierárquica no campo) na experiência escolar destes na dimensão do relacionamento cotidiano em sala de aula, das relações estabelecidas com o conhecimento e do desenvolvimento dos processos de aprendizagem Os resultados da pesquisa indicam que estes conflitos não podem ser ignorados e precisam ser repensados individual e coletivamente, com a necessidade de mudanças práticas | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work was developed in the specific context of a certain Public School of London, in which I worked as a professor of Socioogy, in order to understand the students' perception of how the different types of conflicts occur in the space-time of the classes that they participate and how and how they can influence the experience of schooling, the relationships of students with school knowledge, interpersonal relationships between students and teachers, considering the hypothesis that conflicts in the classroom can unfold in violence or pedagogical acts (learning) The relationships between conflicts and violence or learning arising from them in the classroom will be investigated from the information provided by the performance of an ethnography structured by the analysis of records made through participant observation and by holding focus groups with students Through this methodology, it is aimed to understand the perceptions about conflicts elaborated by students of this school and practical effects (social integration/exclusion, evasion, hierarchical position in the field) in their school experience in the dimension of daily relationship in the classroom, established relationships with knowledge and the development of learning processes The search results indicate that these conflicts cannot be ignored and need to be be rethought individually and collectively, with the need for practical changes | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Sociologia | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conflito interpessoal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores e alunos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Percepção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interpersonal conflict | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher-student relationships | - |
Palavras-chave: dc.subject | Perception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sociology | - |
Título: dc.title | Mediações pedagógicas das percepções dos estudantes do ensino médio sobre conflitos no ambiente escolar | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: