Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Palma, José Augusto Victoria [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Vasconcellos, Maura Maria Morita | - |
Autor(es): dc.contributor | Ghedin, Evandro | - |
Autor(es): dc.creator | Chimentão, Lilian Kemmer | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:48:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:48:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12350 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975073 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo tem como temática de investigação a formação contínua de professores de língua inglesa da rede pública estadual de ensino do Paraná, pertencentes ao Quadro Próprio do Magistério (QPM) da cidade de Ibiporã O objetivo principal do estudo é compreender o sentido que os docentes atribuem à formação contínua ofertada pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR) A pesquisa caracteriza-se como sendo de cunho qualitativo, na modalidade estudo de caso As informações foram coletados por meio de análise documental e de entrevistas semiestruturadas junto aos 12 professores que se enquadraram no perfil delimitado, e sua análise seguiu os princípios da análise de conteúdo Com a análise documental, foi possível verificar que o processo de formação contínua do Estado é composto por uma variedade de programas, cada um deles com suas potencialidades e limitações No entanto, com a análise das questões objetivas e subjetivas, é possível depreender que a formação contínua representa para o professor, apenas, uma oportunidade de trocar experiências com os demais professores e de obter progressão salarial, sendo pouco significativa Sendo assim, inferimos que o processo de formação contínua ofertada pela SEED-PR não está alcançando seu objetivo: contribuir com o desenvolvimento intelectual dos profissionais da educação e a melhoria da qualidade de ensino Os resultados apontam ainda que os principais fatores que fazem os professores atribuírem pouco sentido aos programas são: a) contradições no discurso do Estado em relação à valorização dos professores e de sua formação; b) conflito conceitual existente entre os formadores e os professores; e c) não visualização de aprendizagem significativa por meio dos programas de formação Propomos alguns encaminhamentos para superação das limitações apontadas: a) repensar as condições de trabalho e de formação dispensadas ao professor; b) maior aproximação entre SEED-PR e professores para que os objetivos e expectativas em relação à formação possam andar juntas; e c) fazer uso de metodologias abrangentes durante o processo, englobando reflexão e estudo dos conteúdos específicos da disciplina, aspectos metodológicos e aspectos políticos/éticos, considerando sempre como base dos processos de formação, o trabalho pedagógico Finalizamos nossas considerações, afirmando que a formação continuada poderá ser capaz de provocar mudanças na postura e no fazer pedagógico dos professores, quando, meio dos programas de formação continuada, formarem-se profissionais dotados de uma fundamentação teórica consistente e com saberes para fazer análise e reflexão crítica acerca de sua prática e de todos os aspectos que compõem e influenciam seu fazer pedagógico e/ou o contexto escolar | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present study has as its investigation theme the English teacher professional development in the educational public sector of Paraná, which belongs to Framework of Teaching of Ibiporã city The main goal of the study is to understand the sense teachers attribute to the professional development offered by Education Secretaryship of Paraná State (SEED-PR) This research is a qualitative study, based on case study form Data were collected by documentary analyses and by semi-structured interviews with 12 teachers who fitted the specified profile Data analyses followed the content analyse principles Through the documentary analyse, it was possible to verify that Paraná State professional development is composed by a several kinds of activities, each one with its potentialities and limitations However, with the analyses of objective and subjective issues, data show that the professional development courses only represent an opportunity of exchanging experiences and getting more money, which means it’s negligible So, we infer the professional development courses offered by SEED-PR is not achieving its goal – to contribute for the intellectual development of the education professionals and for the improvement of teaching quality The results also show that the main factors that make teachers attribute little importance to these courses are: a) contradictions in the State discourse concerning teacher and education valorization; b) conceptual conflict between those who propose the activities and teachers; and c) significant learning is not seen through education activities We propose some routings in order to overcome the pointed limitations: a) to rethink the teachers’ working and education conditions; b) more approximation between SEED-PR and teacher in order to have common objectives and expectations regarding the continued education; and c) to draw on a wide-ranging methodology during the process, involving study and reflection on specific contents, methodological aspects and political/ethical aspects, having the teaching practice as the base of the education process Summarizing, we state that professional development is going be able to cause changes in the teachers’ attitudes and teaching, by such professional development courses, whether it is able to educate professionals endowed with a consistent theoretical base and with an analysing and critical reflection ability about their practice and all aspects that make up and influence their teaching and/or the school context | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teachers education | - |
Título: dc.title | O sentido da formação contínua para professores de língua inglesa | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: