Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Carvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Teramon, Neuza | - |
Autor(es): dc.contributor | Baldini, Loreni Aparecida Ferreira | - |
Autor(es): dc.creator | Bortolotti, Frank Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:48:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:48:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15373 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975034 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho tem o objetivo principal de responder a seguinte pergunta: O sistema LORAN pode ser usado como contexto para o estudo da hipérbole? Para verificar a abordagem do estudo da hipérbole, vamos aplicar uma atividade elaborada com vários cenários, utilizando fatos históricos e aplicações reais, que tem como característica o aumento gradativo do nível dos cenários, em termos de complexidade, para a construção do sistema de radionavegação LORAN e consequentemente a construção do conhecimento matemático de hipérbole Como objetivos secundários vamos verificar as habilidades geométricas dos alunos como, leitura de mapas, orientação espacial, reconhecer propriedades geométricas básicas entre outras, seguindo as orientações dos PCN Na introdução discutimos o contexto histórico do ensino da Geometria no Brasil e seu impacto no conhecimento matemático até os dias atuais, em seguida aprofundamos a discussão ao conhecimento específico das secções cônicas e sua aplicabilidade usual No segundo capítulo expomos o conteúdo das secções cônicas utilizando a geometria analítica e estudo de vetores, primeiramente estudamos cada cônica separadamente e em seguida, através da equação geral do segundo grau, de forma conjunta Os resultados, apresentados no quinto capítulo deste trabalho, que descrevemos e analisamos das atividades aplicadas no Ensino Médio e no Ensino Superior, mostram um crescimento nos conhecimentos e nas habilidades dos alunos em Geometria e Secções Cônicas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This work has the main objective to answer the following question: The LORAN system can be used as a context for the study of hyperbole? To check the hyperbole of study approach, we apply an elaborate activity with various scenarios using historical facts and real applications, which is characterized by the gradual increase in the level of the scenarios in terms of complexity, to build the navigation system LORAN and consequently the construction of mathematical knowledge of hyperbole As secondary objectives check the geometrical skills of students as reading maps, spatial orientation, recognize basic geometric properties among others, following the directions of the NCP In the introduction, we discussed the historical context geometry teaching in Brazil and its impact on mathematical knowledge to the present day, and then we deepen the discussion to the specific knowledge of conic sections and their usual applicability In the second chapter we expose the contents of conic sections using analytic geometry and the study of vectors, each conical first studied separately and then through the general equation of the second degree, jointly The results, presented in the fifth chapter of this work, we describe and analyze the activities implemented in High School and Higher Education, show an increase in knowledge and skills of students in Geometry and Conic Sections | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Loran | - |
Palavras-chave: dc.subject | Navegação hiperbólica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hyperbolic navigation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conic sections | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | O sistema Loran como contexto para o estudo da hipérbole | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: