Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Pascolati, Sonia Aparecida Vido | - |
Autor(es): dc.contributor | Chimentão, Lilian Kemmer | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Jefferson Lhamas dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:48:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:48:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9795 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975028 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O teatro, usado como ferramenta de ensino nos contextos escolares, pode trazer grandes benefícios para os estudantes, como o desenvolvimento de outras identidades, integração de aspectos verbais e não verbais na aprendizagem, experiência lúdica e interação em grupo Os documentos norteadores para o ensino, sobretudo a Base Nacional Comum Curricular, apontam, também, para a utilização de diferentes linguagens para a expressão e partilha de informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produção de sentidos que caminhem para o diálogo, à resolução de conflitos e à cooperação Diante disso, este trabalho tem o objetivo de analisar uma experiência de uso de atividades sociais de performances teatrais no ensino de língua inglesa no contexto de escola pública e evidenciar as contradições trabalhadas e as aprendizagens decorrentes dessa atividade Para a elaboração dessa proposta, foi produzida uma unidade didática que inclui técnicas e jogos teatrais baseados na perspectiva de ensino de inglês com Atividade Social (LIBERALI, 29) a fim de serem implementadas em uma sala de aula de escola pública de uma cidade do interior do Paraná Além de Liberali (29), contribuíram como construto teórico, pesquisadores na área de teatro e educação (JAPIASSU, 1888; BOAL, 1998; CEBULSKI, 27; SPOLIN, 215; KOUDELA; 215) e, mais especificamente, no ensino de línguas (MALEY e DUFF, 25; JORGE, 26; PEREIRA, 211; DUARTE, 212; PINHEIRO, 214, GOUVEIA, 214; ROSSINI, 216) Mais especificamente com relação ao uso de performances no ensino de inglês, nos apoiamos em outros autores (PRETINI, 211; MENDES, 212; PRETINI JUNIOR E MENDES, 216; LOPES, 218) No que se refere à metodologia empregada neste estudo, utilizou-se a pesquisa-ação, uma vez que o professor, com este trabalho, procura desenvolver suas estratégias de ensino Os dados para análise da implementação das atividades foram obtidos por meio de gravações, anotações do professor pesquisador e questionários No que tange ao ensino de inglês na escola pública, acreditamos que tais atividades podem servir de reflexão e alternativa para esse trabalho, promovendo um possível engajamento frente às contradições encontradas na aprendizagem de língua inglesa no referido contexto | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Theater, used as a teaching tool in school contexts, can bring great benefits to students, such as the development of other identities, integration of verbal and non-verbal aspects in learning, playful experience and group interaction The guiding documents for teaching, especially the Base Nacional Comum Curricular, also point to the use of different languages for the expression and sharing of information, experiences, ideas and feelings in different contexts and the production of meanings that lead to dialogue, conflict resolution and cooperation Therefore, this paper aims to analyze an experience of using social activities of theatrical performances in the teaching of English in the context of public schools and to show the contradictions worked and the learning resulting from this activity For the elaboration of this proposal, a didactic unit was produced that includes theatrical techniques and games based on the perspective of teaching English with Social Activity (LIBERALI, 29) in order to be implemented in a public school classroom in a countryside town of the state of Paraná In addition to Liberali (29), researchers in the field of theater and education contributed (JAPIASSU, 1888; BOAL, 1998; CEBULSKI, 27; SPOLIN, 215; KOUDELA; 215) and, more specifically, in language teaching ( MALEY and DUFF, 25; JORGE, 26; PEREIRA, 211; DUARTE, 212; PINHEIRO, 214, GOUVEIA, 214; ROSSINI, 216) More specifically with regard to the use of performances in teaching English, we rely on other authors (PRETINI, 211; MENDES, 212; PRETINI JUNIOR E MENDES, 216; LOPES, 218) With regard to the methodology used in this study, action research was used, since the teacher, with this work, seeks to develop his teaching strategies The data for analysis of the implementation of the activities were obtained through recordings, notes by the researcher and questionnaires Regarding the teaching of English in public schools, we believe that such activities can serve as a reflection and alternative for this work, promoting a possible engagement in the face of the contradictions found in the learning of the English language in that context | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras Estrangeiras Modernas | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro na educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Theater | - |
Palavras-chave: dc.subject | Drama in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
Título: dc.title | Inglês com drama : proposta de ensino de inglês com performance teatral no contexto de escola pública | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: