Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Samantha Gonçalves Mancini [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Ortenzi, Denise Ismênia Bossa Grassano | - |
Autor(es): dc.contributor | Rolim, Anderson Teixeira | - |
Autor(es): dc.creator | Moreira, Vanessa Valero | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:48:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:48:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11469 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975025 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este artigo tem por objetivo descrever evidências de letramento digital nas atividades dos participantes de um curso híbrido para formação continuada de professores de língua estrangeira O curso teve como base o documento normativo da Base Nacional Comum Curricular (Brasil, 217), destacando a quarta competência geral no que se refere ao uso da tecnologia e as competências específicas para o componente da Língua Inglesa O embasamento teórico desta pesquisa está pautado em Letramento (SOARES, 25, 29), Multiletramento (ROJO; MOURA 212, BACALÁ, 217) e especialmente Letramento Digital (GILSTER, 1997, SOARES, 22, COSCARELLI; RIBEIRO, 25, DURAN, 21, SOUZA, 27, BEHAR, 213, ZABALA; ARNAU 211) A metodologia utilizada foi uma abordagem de cunho qualitativo, descritiva, sendo um estudo de caso A coleta de dados se deu a partir das atividades dos participantes Para alcançar o objetivo proposto, descrever as evidências de letramento digital nos dados coletados, utilizou-se o quadro de competências e habilidades proposto por Behar (213) Os resultados apresentados demonstram evidências do desenvolvimento de letramento digital e ainda possibilitou reflexões sobre potencialidades futuras quanto ao uso de ferramentas digital nas práticas do processo de ensino e aprendizagem de língua estrangeira | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This describes evidences of digital literacy in the activities of participants of a hybrid course for continuing education of foreign language teachers The course was based on the normative document of the Common Base National Curriculum (Brazil, 217), highlighting the fourth general competence regarding the use of technology and the specific competencies for the English language component This research is based on Literacy (SOARES, 25, 29), Multiliteration (ROJO; MOURA 212, BACALÁ, 217) and especially Digital Literacy (GILSTER, 1997, SOARES, 22, COSCARELLI; RIBEIRO, 25, DURAN, 21, SOUZA, 27, BEHAR, 213, ZABALA; ARNAU 211) A qualitative and descriptive methodology was used, a case study Data collection was based on the activities of the participants To achieve the proposed objective, to describe the evidence of digital literacy in the collected data, the framework of competences and skills proposed by Behar (213) was used Obtained results demonstrate evidence of the development of digital literacy and also enabled reflections on future potentials regarding the use of digital tools in the practices of the foreign language teaching and learning process | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras Estrangeiras Modernas | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de inglês | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino híbrido | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | English teachers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Blended learning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer literacy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Training of | - |
Título: dc.title | Evidências de letramento digital em um curso híbrido de formação de professores de língua inglesa a partir da BNCC | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: