Os (des)caminhos da Exu-poética : nas encruzilhadas afrossurrealistas da criação de Criolo

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRio Doce, Cláudia Camardella [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorFernandes, Alexandre de Oliveira-
Autor(es): dc.contributorCota, Débora-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marta Dantas da-
Autor(es): dc.contributorVieira, Miguel Heitor Braga-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Lucas Toledo de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:48:08Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:48:08Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9805-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975023-
Descrição: dc.descriptionResumo: Busca-se nesta tese analisar a produção de Kleber Cavalcante Gomes, o Criolo, um artista paulistano com uma obra de diversas facetas, percebendo seus álbuns, seus videoclipes, suas performances em shows, suas falas em entrevistas, suas composições e os ritmos presentes em suas canções como elementos constituintes de um único tecido textual que se expande, reconstrói-se e desconstrói-se constantemente, rasurando o binário e o conservador texto-Brasil Para isso, criou-se a noção de Exu-poética, que nasce a partir do olhar para a produção desse artista e almeja, por meio de um emaranhado de referenciais teóricos e do entendimento de Exu, enquanto metáfora da linguagem artística, pensar a “confusão” imagética, sonora e temática presente em Criolo Sendo assim, as reflexões-encruzilhadas presentes nesta tese podem oferecer, por meio da Exu-poética e da interpretação da elaboração artística de Criolo, (des)caminhos para a compreensão das afrobrasilidades na contemporaneidade-
Descrição: dc.descriptionTese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This thesis seeks to analyze the production of Kleber Cavalcante Gomes, the Criolo, an artist from São Paulo with a work of different facets, perceiving his albums, his video clips, his performances in shows, his speeches in interviews, his compositions and the rhythms present in his songs as constituent elements of a single textual fabric that constantly expands, reconstructs and deconstructs, erasing the binary and conservative text-Brazil For this, the notion of Exu-poetics was created, which is born from looking at the production of this artist and aims, through a tangle of theoretical references and Exu's understanding, as a metaphor for artistic language, to think about imagery, sound and thematic “confusion” present in Criolo Thus, the reflections-crossroads present in this thesis may offer, through Exu-poetics and the interpretation of Criolo's artistic elaboration, (dis) paths for the understanding of Afro-Brazilities in contemporary times-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationDoutorado-
Relação: dc.relationLetras-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectAfrossurealismo-
Palavras-chave: dc.subjectCultura afro-brasileira-
Palavras-chave: dc.subjectPoética-
Palavras-chave: dc.subjectAfrosurrealism-
Palavras-chave: dc.subjectAfro-Brazilian culture-
Palavras-chave: dc.subjectPoetics-
Título: dc.titleOs (des)caminhos da Exu-poética : nas encruzilhadas afrossurrealistas da criação de Criolo-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.