Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Moisés Alves de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Ripoll, Daniela | - |
Autor(es): dc.contributor | Arruda, Sérgio de Mello | - |
Autor(es): dc.creator | Goulart, Ivo Aparecido | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:48:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:48:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11899 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/975020 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta Dissertação tem por objetivo fazer uma narrativa dos modos de endereçamento em ação para produzir uma tabela periódica interativa, em construção no Laboratório Desenvolvimento de Instrumentação e Analítica (DIA) do Departamento de Química, da Universidade Estadual de Londrina A perspectiva teórica e metodológica articula-se com os Estudos Culturais das Ciências, na vertente que busca uma compreensão dos processos educacionais atuais, marcadamente influenciados pelas "novas" mídias, incluídas aqui a televisão, as revistas e, sobretudo, a internet e os mecanismos de publicidade a ela relacionados Esses meios entram na teia social e vêm transformando a cultura, assumindo um lugar privilegiado na rede educacional, pois, por intermédio deles, jovens interagem "naturalmente", ao mesmo tempo em que aprendem sobre si mesmos, sobre sua relação com os outros e com o mundo A inspiração analítica provém dos textos de Elizabeth Ellsworth, no que tange aos modos de endereçamento Nesta Dissertação , pretendese adotar desse conceito os aspectos que auxiliam na compreensão das supostas orientações assumidas pelos construtores da tabela (alunos e pesquisadores do DIA), para dar conta de um programa de arranjos notadamente pedagógicos, destinados a um tipo particular de receptor e de um modo de dizer específico; da relação de interdependência entre emissores e receptores na construção da tabela e do seu estilo Nessa perspectiva, podemos dizer que o conceito de modo de endereçamento referese à maneira como os estagiários se relacionam com um suposto público a partir da construção de uma tabela, que os identifica e os diferencia dos demais O procedimento metodológico constituiuse do acompanhamento da produção da tabela por pesquisadores e estagiários no laboratório DIA Os dados de observação foram registrados por meio de gravação em áudio e anotações em diário de campo, seguindo procedimentos de coleta e narrativa, oriundos de uma pesquisa qualitativa A narrativa do material aponta que os possíveis públicos que os construtores estão propondo para a tabela buscam atingir um tipo particular de "crianças" dinâmicas e curiosas, alunos do ensino fundamental I e II das escolas públicas e particulares que possuam, ao menos, noções básicas de informáticas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation aims to make a narrative of addressing modes in action to produce an interactive periodic table, under construction at the Laboratory Development of Instrumentation and Analytical (DIA), Department of Chemistry, State University of Londrina The theoretical and methodological perspective is linked to the Cultural Studies of Science, in the case seeking an understanding of current educational processes, strongly influenced by the "new" media, included here as television, magazines and, above all, the Internet and their related mechanisms advertising These means entering the social fabric and transforming the culture, assuming a privileged place in the education system because, through them, people interact "naturally" while they learn about themselves, about their relationship with others and with the world The inspiration comes from Elizabeth Ellsworth's analytical texts, concerned to addressing modes In this thesis, we intend to adopt such concept aspects that help in understanding the supposed guidelines adopted by the manufacturers of the table (students and researchers in the DIA), to account for a especially arranged teaching program, for a particular type of receptor and a specific way of saying, the interdependent relationship between senders and receivers in the construction of the table and its style From this perspective, we can say that the concept of addressing mode refers to how the trainees are related to an alleged public from the construction of a table that identifies and distinguishes them from others The methodological approach consisted of monitoring the production of the table by researchers and trainees in laboratory DIAThe observation data were recorded by audio recording and diary notes field, following collection procedures and narrative, derived from a qualitative research The narrative of the material indicates that the potential public that the builders are offering to the table seek to achieve a particular type of dynamic and curious "children", from both private and state elementary school students who have, at least, some basic computer knowledge | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lei periódica dos elementos químicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sciences (Medium teaching) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Periodic law | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | A construção de uma tabela periódica interativa : uma análise pela perspectiva cultural do modo de endereçamento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: