Análise do humor nos gêneros quadrinísticos : uma proposta de intervenção

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBorges, Maria Isabel [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorMiani, Rozinaldo Antonio-
Autor(es): dc.contributorKailer, Dircel Aparecida-
Autor(es): dc.creatorCosta, Silvana Aparecida Morais da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:47:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:47:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/8337-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974976-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo principal foi elaborar uma proposta de intervencao que explore, de maneira introdutoria, os efeitos humoristicos para os alunos do sexto ano do ensino fundamental I de uma escola publica do norte paranaense O humor pode funcionar como um dos aspectos para a construcao de sentidos nos generos: historia em quadrinhos de aventura, charge, cartum e tira comica A partir do genero-ancora “tira comica” — no caso, “Calvin e Haroldo” de Bill Watterson (29, 21, 211, 213) — foi possivel a elaboracao de tal proposta, em interacao com outros generos (historias em quadrinhos de aventura, charge, cartum, noticias, artigo de opiniao, piadas) Os estudos de humor de Bergson (1983), Propp (1992) e Magalhaes (21) constituiram algumas referencias norteadoras da proposta, ao lado de trabalhos relacionados aos generos quadrinisticos de Cagnin (214), Vergueiro (214) e Ramos (29; 211; 214) A pesquisa-acao (THIOLLENT, 24) foi a abordagem utilizada, o que permitiu a identificacao de um problema em contexto escolar real e, de forma simultanea, a professora atuou como interventora: investigadora do contexto observado, elaboradora e executora da proposta As etapas do trabalho foram: identificacao do problema, elaboracao da proposta, execucao e analise dos resultados Para a coleta dos dados, foram utilizados o diario de aula (ZABALZA, 24) e todas as atividades (cartum, historia de aventura, charge e tira comica) produzidas pelos alunos durante o desenvolvimento da intervencao Verificou-se, em linhas gerais, que os conflitos de Calvin e Susie em contextos escolar e familiar ocorrem de forma sutil e reflexiva, propiciando a construcao do humor na perspectiva dos alunos, quando estabelecem maior afinidade com as situacoes apresentadas-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The main objective was to elaborate an intervention proposal able to explore, in an introductory way, the humorous effects in students of sixth grade of middle school, that attend a public school in the north of the State of Parana The humor can work as an element for the construction of meanings in the genres: adventure comic books, daily cartoon, cartoon and comic strip From the “comic strip” genre – as in “Calvin and Hobbes” by Bill Watterson (29, 21, 211, 213) – it was possible to elaborate this proposal, in interaction with other genres (adventures comics, daily cartoon, catoons, News, opinion articles, jokes) Bergson’s (1983), Propp’s (1992) and Magalhaes’ (21) humor studies set up some references for this proposal, as well as Cagnin’s (214), Vergueiro’s (214) and Ramos’ (29, 211, 214) works The Action-Research approach (Thiollent, 214) was applied allowing the problem identification in a real school context and simultaneously, gave to the teacher an intervenor role: by investigating the observed context, drawing up and developing this proposal The stages of the work were problem identification, proposal writing, research implementation and analysis of the results For the data collection, it was used the classes’ diaries (Zabalza, 24) and all the activities (cartoon, adventure story, cartoon and comic strip) produced by the students during the development of the research It was broadly verified that the Calvin’s and Susie’s conflicts, in school and Family contexts, arise in a reflexive and subtle way and thus, fostering the humor’s construction in the perspective of the students, when they share a higher affinity with the presented situations-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationLetras-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem-
Palavras-chave: dc.subjectHistórias em quadrinhos-
Palavras-chave: dc.subjectHumorismo-
Palavras-chave: dc.subjectLanguage-
Palavras-chave: dc.subjectComic books, strips, etc-
Palavras-chave: dc.subjectWit and humor-
Título: dc.titleAnálise do humor nos gêneros quadrinísticos : uma proposta de intervenção-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.